RMC

Mulheres de Fazenda Rio Grande ganham mais segurança no combate à violência

(Foto: PMFRG)

Para garantir mais segurança e proteção às mulheres vítimas de violência em Fazenda Rio Grande, a Secretaria Municipal da Mulher e a Secretaria Municipal de Defesa Social firmaram um Termo de Cooperação ao qual serão disponibilizados dois agentes e duas viaturas da Guarda Municipal para atendimento no Núcleo da Mulher Fazendense, na Delegacia Cidadã.  Desde a criação do Núcleo, em setembro, já foram atendidos mais de 300 casos de violência doméstica no município e região.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, afirmou ser esta uma ação afirmativa e que vai ao encontro das expectativas da população feminina no município. “Com essa iniciativa damos mais oportunidade às mulheres denunciarem as agressões que sofrem, pois terão o respaldo da nossa força de segurança, caso seja necessário”, comentou.

O secretário de Defesa Social, Capitão Feitosa, ressaltou que a ação dos agentes Roseli Amaral e Adriano Alves, destacados para o atendimento, passaram por capacitações e deverão atuar de forma preventiva. “Estarão sempre à disposição, a forma de atuar preventiva é nossa prioridade, com isso, também, a mulher que precisar ir até sua residência e sentir-se insegura poderá contar como nosso pessoal, que estará com uma viatura a postos”, disse.

Na opinião da secretária da Mulher, Cíntia Wozniack, o Termo assinado na terça-feira, atende a uma demanda das mulheres. “Temos um levantamento que apontava essa necessidade, as mulheres muitas vezes se sentiam ameaçadas para dar queixa, e depois disso, precisavam até se deslocar à própria casa, mas ficava impedida pelo medo, e isso agora está se rompendo com esse novo serviço”, avaliou.

Também participaram da assinatura do Termo a delegada de Fazenda Rio Grande, Gislaine Pineda, que considerou a iniciativa muito positiva por “dar maior segurança às mulheres na hora de dar a queixa e falar sobre a violência praticada contra elas”.

A coordenadora do Departamento de Direito das Mulheres, ligadas à Secretaria de Estado da Justiça, Goretti Bussolo, representou o governador Ratinho Júnior e o secretário Ney Leprevost. “As mulheres não podem ter o medo de enfrentar essas situações e agora terão mais oportunidades de enfrentamento diante disso”, comentou.

Participaram do evento a coordenadora do Núcleo, Stella Baron, o superintendente da Delegacia, Pedro Milsted, Syllas Pinheiro, do Conselho de Segurança da OAB, além dos vereadores,  secretários e diretores das secretarias municipais.

O Núcleo da Mulher Fazendense funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.