Pinhais

Mutirão de Castração atende mais de 500 cães e gatos em Pinhais

A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente contou com a participação de profissionais capacitados

Entre os dias 2 e 4 de agosto a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou um mutirão de castração que atendeu 514 animais entre cães e gatos, de ambos os sexos. A ação foi direcionada ao público que já havia se cadastrado previamente para realização do procedimento cirúrgico de forma gratuita.
 

Para que estivessem habilitados a levarem seus animais para a castração, os proprietários participaram de uma palestra onde receberam noções do procedimento, cuidados com o pós-operatório e orientações sobre a legislação de proteção e bem estar dos animais. A participação nesta atividade é requisito obrigatório para fazer parte do Projeto Castração.
 

Felipe Silveira Moreno, médico veterinário responsável pelo pós-operatório, terapia intensiva e anestesia durante o mutirão, explica que uma equipe formada por profissionais capacitados na área, acompanhou todos os procedimentos realizados, desde preparação,aplicação de medicamentos, cirurgia, bem como o monitoramento necessário.
 

Feita a castração, os animais passaram pelo atendimento pós-cirúrgico e receberam um microchip para alimentar uma base de dados mundial. “Nenhum animal no mundo terá a mesma numeração. Este controle serve para que a Prefeitura tenha acesso aos dados do proprietário e do animal em casos de acidente, morte ou abandono”, explica o médico veterinário.
 

Bruna Fabiane Rodrigues, moradora do bairro Jardim Karla, levou sua gata para castrar. “Fiquei sabendo sobre o projeto e para mim foi uma ótima oportunidade, estou desempregada então seria bem difícil fazer particular”, conta. E ela aprovou atendimento. “Gostei muito, fui muito bem atendida, não vou gastar com nada, tudo está sendo oferecido pela Prefeitura”, afirmou.
 

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou que esta é uma ação extremamente significativa para a comunidade. “Sabendo da necessidade deste serviço, a Prefeitura deu prioridade o esta área e por meio de uma licitação estamos atendendo um grande número de animais e vendo as pessoas saindo felizes daqui”, declarou. Rosa Maria também falou sobre o trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Educação, no sentido de conscientizar sobre os princípios da guarda responsável.
 

Projeto Castração
 

Para participar,é necessário fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, levando documentos pessoais, comprovante de renda (renda familiar até 3 salários mínimos) e comprovante de residência, pois o projeto é somente para moradores de Pinhais. Vale destacar que a palestra é um pré-requisito obrigatório, para que o cadastro seja efetivado e o procedimento cirúrgico seja feito. Entre outros temas abordados na palestra é possível compreender a epidemiologia do abandono e a importância de castrar seus animais.
 

Guarda responsável
 

Essas ações integram o projeto de Guarda Responsável, que entre outras coisas, visa a educação e conscientização dos proprietários, sobre os cuidados necessários ao bem estar de seus bichinhos, além de contribuir para a redução do número de animais nas ruas do município.
 

Serviço
Mais informações com a Seção de Defesa e Proteção Animal pelo telefone (41) 3912-5705 ou e-mail: defesaanimal@pinhais.pr.gov.br.