Nesta sexta e sábado, Mutirão da Cidadania amplia testes rápidos de doenças e faz vacinação

Os serviços de Saúde do Mutirão da Cidadania do Bairro Novo irão incluir nesta sexta-feira e sábado testes rápidos para verificação de três doenças (aids, sífilis e hepatite), medição de glicemia e vacinação contra gripe H1N1.

Os serviços somam-se aos demais desenvolvidos ao longo da semana durante as atividades Mutirão, como checagem de pressão arterial, avaliação odontológica e uma série de orientações sobre, por exemplo, métodos contraceptivos, combate ao HPV, à zika, dengue e chikungunya, além de prevenção de doenças cardíacas.

A vacinação contra a gripe poderá ser feita em quem ainda não foi imunizado este ano – mas será limitada ao número de vacinas disponíveis.

Segundo a supervisora do distrito sanitário do Bairro Novo, Shunaida Sonobe, a junção de vários serviços num só local é um incentivo para a população cuidar melhor de sua saúde e bem-estar, especialmente a masculina e adolescente — que, segundo ela, vai menos ao médico. “Há uma facilidade maior em vir até o Clube da Gente [onde acontece o Mutirão], que fica numa região estratégica para a comunidade”, diz.

Shunaida destaca que os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite terão os resultados passados na hora para as pessoas. Nas unidades de saúde, normalmente eles demoram cerca de quatro dias.  

Esses testes são importantes para as pessoas descobrirem se estão infectadas e começarem logo o tratamento. O crescimento da sífilis, por exemplo, é um problema mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, com seis milhões de novos casos todos os anos. A OMS estima ainda que sejam diagnosticados pelo menos um milhão de novos casos de infecções sexuais todos os dias no planeta.

Confira os serviços de Saúde no Mutirão:
Hospital de campanha.
Orientações sobre Tabagismo.
Orientações sobre saúde do idoso.
Aferição de pressão arterial, inclusive crianças.
Avaliação da composição corporal, divulgação das atividades físicas das unidades e uso do monitoramento eletrônico para atividade física.
Orientações nutricionais.
Dobradura de origami em forma de coração, orientações sobre doenças cardíacas, vacinação no adulto e HPV e Direito à Saúde Reprodutiva.
Orientações combate à zika, dengue e chikungunya.
Realização de teste rápido do HIV e orientações sobre Saúde do Adolescente.
Orientação e atendimento de odontologia*.
Avaliação física e nutricional.
Informações sobre Saúde Reprodutiva.
Realização de testes de HIV, sífilis, hepatite e de glicemina.**
Informações sobre Saúde ambiental.
Informações sobre doação de sangue.
Cadastramento de doadores de medula.
(*A partir de quinta. **Os testes rápidos serão feitos na sexta e no sábado)

 

Serviço
Mutirão da Cidadania - Bairro Novo
7 a 12 de agosto
Clube da Gente – Entradas pela Rua Ourizona, 1.671, e pela Rua Marcolina Caetana Chaves, 150.
Segunda a sexta-feira:  13 às 19 horas
Sábado: 9 às 17 horas
Mais informações: (41) 3564-4641 ou 3298-6812.