Geral

No coração da cidade, Rua da Cidadania da Matriz atende 92 mil por mês

Aniversário de 22 anos da Rua da Cidadania da Matriz (Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

A Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, completou 22 anos nesta quarta-feira (15/5). A celebração de um dos equipamentos urbanos mais importantes do Centro da cidade teve direito a bolo e apresentações culturais com a Banda Lyra Curitibana e a cantora Renata Fadel.

“A ideia de ter uma praça coberta, cheia de serviços municipais, é de uma Prefeitura que não tem medo de estar onde o povo está, é servir os cidadãos”, disse o prefeito Rafael Greca, que no evento comemorativo lembrou da inauguração do equipamento, construído na sua primeira gestão à frente da Prefeitura.

Atualmente, são atendidas 92 mil pessoas por mês na Rua da Cidadania da Matriz. Ela dispõem de 24 serviços da Prefeitura no local, como Restaurante Popular, Armazém da Família e também os dos núcleos municipais de atendimento descentralizado.

Dentro da Matriz funciona ainda o Mercado Central, com 350 boxes de comércio. Em março passado, uma novidade passou a fazer parte do espaço, o Sacolão da Família. O novo equipamento, inaugurado pelo prefeito Rafael Greca, comercializa frutas e hortaliças a preço popular. Neste primeiro mês foram 21 mil atendimentos só no novo Sacolão.

Para a comerciante Marilene Dalariva, que está na Rua da Cidadania desde a inauguração, o novo Sacolão da Família representa a possibilidade de mais clientes. “Acho mesmo que terá um reflexo positivo para nossas vendas, pois o movimento de gente circulando já aumentou bastante”, disse.

O autônomo Caique Oliveira esteve pela primeira vez na Rua da Cidadania com o filho Ian e se deparou com a festa. “Muito legal descobrir esse lugar e com essa apresentação maravilhosa da banda (Lyra)”, disse.

Ao som do Parabéns pra Você, executado pela Banda Lyra, o prefeito cortou o bolo de 45 quilos doado pelo Sindicado da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná. Paraticiparam da festa as vereadoras Julieta Reis e Kátia dos Animais, o administrador regional da Matriz, José Dirceu de Matos; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o presidente do Imap, Alexandre Matschinske, e o secretário municipal de Planejamento e Administração, Alexandre Jarschel de Oliveira.

À tarde, a festa continua com a cantora Renata Fadel, que leva para a Rua da Cidadania seu projeto EmCantos, uma apresentação de compositores ‘desconhecidos’ da Música Popular Brasileira.

Números da Rua da Cidadania da Matriz por mês

29 mil atendimentos com serviços da Prefeitura

36 mil no Restaurante Popular

21 mil no Sacolão da Família

6,5 mil no Armazém da Família