Paraná

Paraná é polo de alta qualidade em pecuária, afirma governadora

(Foto: Divulgação)

O Paraná é o maior produtor de carnes do país e reconhecido como polo de alta qualidade em pecuária de corte, em genética e sanidade. A afirmação é da governadora Cida Borghetti ao participar, nesta terça-feira (24) da abertura do Show Pecuário 2018, que acontece em Cascavel (Oeste). 
Cida disse que o Paraná se consolidou como vitrine para o agronegócio brasileiro e que feiras como o Show Pecuário demonstram o potencial da produção do Estado. “Esse evento mostra, na prática, a força do  agronegócio paranaense e a sua importância para o desenvolvimento do Estado”, afirmou a governadora. 
O Show Pecuário é promovido pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, com o apoio do Governo do Paraná, por meio da Emater, Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Iapar. A edição deste ano espera movimentar cerca de R$ 20 milhões em negócios e receber 10 mil pessoas. 
O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa, também ressaltou a qualidade da pecuária de corte paranaense. Com 10 milhões de cabeças de gado, o Paraná tem quase 5% do rebanho nacional (de 218 milhões de cabeças de bovinos).  
“Os produtores estão muito mais conscientes dos cuidados a serem adotados na proteção do rebanho e dos investimentos necessários ao aprimoramento genético, manejo, reprodução e nutrição. Isso elevou os índices de produtividade da pecuária paranaense”, disse. 
O secretário destacou, ainda, o desenvolvimento da raça bovina Purunã, como a contribuição do Iapar à pecuária paranaense. “Essa raça tem sido destaque nos rebanhos do Brasil pela alta qualidade genética”,  afirmou. 
APOIO - O presidente do Sindicato Rural, Paulo Roberto Orso destacou o apoio do Governo do Estado para o fortalecimento do setor. “Percebemos a disposição e determinação do governo em criar alternativas para melhorar o escoamento da produção, principalmente em soluções de infraestrutura como a melhoria da malha viária do Estado e a autorização para a construção do aeroporto regional do Oeste”, disse.
“O governo está nos dando a oportunidade de planejar o aumento da produção para os próximos anos, pois não adianta termos uma grande produção se não tivermos como levar ao destino final”, completou.
PRESENÇAS - Participaram da abertura do evento o presidente da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Adani Triches; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o secretário de Estado de Segurança Pública, Julio Reis; os deputados federais Alex Canziani, Alfredo Kaefer, Evandro Roman e Nelson Padovani e o deputado estadual Adelino Ribeiro.