Editais

Pedalada Internacional na Natureza passa por lugares exuberantes de Pinhais

Foto: PMP

Muitas trilhas com lama no meio de áreas verdes, misturadas com asfalto e estrada de chão. Esses foram os cenários encontrados por quem participou da 1ª Pedalada Internacional na Natureza de Pinhais, realizada no domingo, 28 de maio. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Emater e a Anda Brasil, reuniu cerca de 200 pedalantes que participaram do circuito de 23 quilômetros.
 

De acordo com Marcio Mainardes, Diretor do Departamento de Turismo, o objetivo dessas iniciativas é fazer com que a cidade seja conhecida também por suas belezas naturais. “Apesar de ser um município totalmente urbano ainda existem algumas regiões rurais que podem ser conhecidas. Uma delas é a represa do Iraí, que tem uma beleza incomparável aqui na região, e também existem outros pontos que podem ser visitados, principalmente para quem pedala”, informa Mainardes.


A chuva que caiu na noite anterior, não assustou os participantes, que vieram na sua maioria em grupos. Soemia Assunção veio com outros amigos pedalando do bairro Vargem Grande. “Pinhais está no nosso coração, e a expectativa de hoje é bem grande, todo esse movimento, a energia, está bem legal, então vamos aproveitar e curtir mais um pouquinho. Imagino que vão ter umas vistas maravilhosas pra gente”, comentou Soemia.


E ela estava certa, apesar da dificuldade do trajeto, as paisagens foram o ponto alto da pedalada. Para Marcos Roberto Padilha, de 67 anos, o passeio foi uma oportunidade de rever lugares que conheceu na infância. “Eu fiquei 30 anos fora do município e agora aproveitei para rever lugares que eu conheci na minha infância, que eu não entro há mais de quarenta anos, lugares que hoje que estão modificados, mas estão muito bonitos”, relata.


Além de pedalantes de Pinhais, o passeio também recebeu participantes de diversos outros municípios do Paraná e de outros estados. Um grupo de Campo Largo estava surpreso com as trilhas e o visual encontrado no município. “Venho muito a essa região, mas não sabia que tinha uma trilha dessas para população. Para as pessoas que gostam de aventura, de natureza, com certeza eu indico porque é um ótimo passeio, mesmo a pé ou de bicicleta”, contou Rafael Fabris.


A pedalada iniciou no Parque Newton Freire Maia e passou por diversas trilhas em chácaras, pelo bairro Jardim Karla e pela Estrada Ecológica. Quem conseguiu concluir o trajeto, além da oportunidade de conhecer lugares exuberantes também conquistou a Caderneta Internacional, da Federação Internacional de Esportes Populares, que garante a participação em 10 circuitos diferentes.


A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômica, contou com a parceria das Secretarias de Meio Ambiente, Obras Públicas, Cultura, Esporte e Lazer, Governo e Saúde.