Geral

Pianista Cristina Ortiz é um dos destaques da música erudita neste sábado

(Foto: SMCS)

A pianista Cristina Ortiz, um dos destaques da Oficina de Música, se apresenta neste sábado (3/2), às 21h, no Teatro Guaíra. Cristina que foi artista principal na abertura do evento ao lado da Camerata Antiqua de Curitiba, se prepara para um concerto solo com convidados: Philip Hansen no violoncelo, Carmelo de Los Santos no violino e Anna Serova na viola.

Não é a primeira vez que a artista vem a Curitiba, porém a presença de sua primeira professora de piano, Dirce Bauer, fez esta passagem pela capital paraense ser mais especial. 

A professora de Cristina veio de Porto Alegre a Curitiba especialmente para o concerto da aluna. “O meu amor pela música é devido a Dirce, que sempre explorou a musicalidade infantil. Ela toca de uma maneira incrível. E neste sábado ela será meu público, estará me ouvindo e tudo isso é muito especial, tudo isso está acontecendo em Curitiba”, conta Cristina.

Repertório

No Programa deste sábado (3/2), a pianista executará obras delicadas como ‘Variações Sérieuses’ de Felix Mendelssohn Bartholdy, ‘2 Impromptus’ de Franz Schubert, ‘Barcarolle’ de Frederich François Chopin, ‘Quarteto em Sol menor K 478’ de Wolfgang Amadeus Mozart e ‘6 Preludes Op 102’ de York Bowen.

Apesar de ser um concerto solo, algumas obras terão acompanhamento de instrumentos de cordas. “Preciso de uma orquestra que me entenda e como solista, a orquestra precisa respirar comigo. Esse concerto é superexposto, frágil e lírico, sem estardalhaço, e tem uma leveza que só um bom contato com a Orquestra pode trazer”, conclui Cristina.

Programação

Durante esse final de semana, outros concertos de música erudita acontecem pela cidade. No sábado (3/2), alunos da Oficina de Música da classe de violão com Fábio Zanon e a Orquestra de Metais e Percussão Gênesis se apresentam gratuitamente.

No domingo (4/2), os alunos do Enaldo Oliveira de Orquestra de Cordas e a Música de Câmara na Capela Santa Maria, completam a programação