Pinhais

Pinhais completa 25 anos de emancipação nesta segunda-feira


Pinhais completará 25 anos na próxima segunda-feira (20) e muitos são os acontecimentos que marcam a história de uma das cidades mais desenvolvidas da Região Metropolitana de Curitiba. Localização geográfica privilegiada, a poucos quilômetros do centro da capital, crescimentos econômico e estrutural reconhecidos por instituições renomadas, muitas histórias, atrativos culturais e belezas naturais, fazem parte da trajetória deste jovem município paranaense.

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, Pinhais configura-se como a 14ª maior cidade paranaense em população, com mais de 120 mil habitantes. Desses, mais de 61 mil integram a parcela economicamente ativa da localidade, que apresenta um PIB per capita de R$ 39 mil. 

Por conta da data que marca a emancipação política, será feriado no município na próxima segunda-feira (20), de acordo como prevê a lei 114/1995. “Este é o único feriado municipal, pois, nas demais datas seguimos o calendário nacional. Portanto, é necessário que a população fique atenta ao funcionamento de estabelecimentos públicos e particulares”, destaca a prefeita Marli Paulino. “Aproveito também para parabenizar Pinhais e todos os seus moradores, bem como os servidores municipais, os quais se dedicam diariamente à cidade”, finaliza a prefeita.

Localização privilegiada

Pinhais, o município que pertencia à Piraquara até 1992, é um dos mais novos e o menor em extensão do Estado, com uma área de 60,92 quilômetros quadrados. É, também, o mais próximo do centro da Capital do Estado, pois está a 8,9 quilômetros da região. Conta com 15 bairros e inúmeras vilas, e faz divisa com Colombo, Curitiba, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Piraquara.   

Economia

Atualmente, possui a 11ª maior arrecadação do Paraná. Dona de um vasto pólo industrial, com aproximadamente 11 mil empresas, se destaca principalmente na indústria de metal mecânica, plásticos e prestação de serviços. Outro fator importante é que o município oferece uma série de incentivos para a atração de empresas, além da capacitação da mão-de-obra local.

Transparência

Na recente avaliação do Ranking Nacional da Transparência, Pinhais aparece entre os cinco do Paraná com nota 10 no quesito transparência da gestão fiscal, avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).