Pinhais

Pinhais elaborará Plano Municipal do Livro e Leitura de Pinhais

No último dia 9 de agosto foram realizados o 1º Encontro do Plano Municipal do Livro e Leitura de Pinhais (PMLL) e a Premiação do 2º Concurso Literário – Categoria Crônica
(Foto: PMP)

Entre os dias 7 e 11 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer realizou a 12ª Feira Cultural do Livro e o 1º Festival Literário de Pinhais Adélia Maria Woellner, iniciativa que contou com a participação de aproximadamente 3 mil pessoas. Como parte da programação, foram realizados o 1º Encontro do Plano Municipal do Livro e Leitura de Pinhais (PMLL) e a Premiação do 2º Concurso Literário – Categoria Crônica, no último dia 9 de agosto.

A bibliotecária Elaine Biss, da Biblioteca Pública de Pinhais, setor responsável pelo evento, fala sobre a elaboração do PMLL. "Como estamos comprometidos em elaborar nosso Plano Municipal do Livro e Leitura, seguindo os moldes dos Planos Nacional e Estadual, convidamos a Tatjane Albach, que participou ativamente da elaboração do Estadual, ela que atua na Secretaria de Estado da Cultura", acrescenta Elaine.

Tatjane enalteceu as ações de incentivo que já ocorrem em Pinhais, além do fato de o município estar preocupado em construir o Plano Municipal do Livro e Leitura. No momento, o PMLL está em fase de diagnóstico da situação do livro e leitura no município.

Na mesma ocasião foi realizada a premiação do Concurso Literário - Categoria Crônica, que tem como objetivo estimular a criatividade e o imaginário por meio da produção escrita. Os vencedores foram:

Categoria Adulto:

1º Idovino Cassol Junior, com a crônica "A Culpa";

2º Patricia Dias, com "Biarticulado";

3º Paula Tatiane Cardoso, com "O Ali pelo aqui: uma crônica sobre a mudança e sobre o centro do Universo";

4º Marcelo Oneda, com "Acidentes acontecem";

5º Marina Eduarda Armstrong de Oliveira dos Santos, com "Prá sempre é tempo demais".

Categoria Juvenil:

1º Enzo Versolatto, com a crônica "Tabu Invisível";

2º Maria Paula Cruz Bevilácqua, com "Olá meninas, tudo bem?";

3º Marina Lampa, com "Estrada sem fim".

Todos receberam certificado de participação e um exemplar do livro "Curitiba Biocidade", de Carlos Renato Fernandes. Os primeiros colocados de cada categoria ganharam ainda prêmio em dinheiro, por meio dos patrocinadores DF Assessoria Esportiva e Ideas Eventos.

"A ótima surpresa ficou por conta do Instituto Dom Miguel, empresa parceira das ações de educação e cultura que acontecem em Pinhais. A diretora do Instituto, Grimalda Amorim, anunciou que publicará as crônicas vencedoras (1º lugar de cada categoria) em uma obra que será lançada no dia 8 de dezembro deste ano", conta Elaine Biss. 

Além dos citados, estiveram presentes no evento, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; a escritora Adélia Maria Woellner e o escritor Sedinei Rocha.

A vice-prefeita, Rosa Maria, ressaltou a importância do evento, principalmente em relação ao comprometimento para a criação do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL). "O Plano estabelecerá as diretrizes que Pinhais pretende traçar daqui em diante nas políticas públicas de acesso ao livro e leitura", afirmou Rosa Maria.