Pinhais

Pinhais promove ações em menção a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Entre as atividades realizadas, esteve o "mamaço" promovido no Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
(Foto: PMP)

Como parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1º e 8 de agosto, a prefeitura por meio da Secretaria de Saúde de Pinhais, realizou diversas ações de conscientização. Entre as atividades realizadas estiveram a distribuição de material informativo e orientações relativas à importância do aleitamento materno em todas as Unidades de Saúde da Família e na Unidade de Saúde da Mulher e da Criança.

Também em menção ao tema, nesta terça-feira (8) o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais reuniu as mães atendidas pela unidade para protagonizar um “mamaço” com seus filhos. O ato teve como intuito reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês.

Participando do “mamaço”, Jéssica Sandrine Marcola, mãe do pequeno Davi que tem 6 dias de vida, ressaltou a importância da amamentação. “Além de fortalecer o vínculo com nosso filho, o aleitamento previne muitas doenças. Por enquanto, ele não precisa de outra fonte de alimento, por isso o leite materno é tão importante”, ressalta.

Importância do aleitamento materno

De acordo com o Unicef, “amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal”. E mais: na primeira hora de vida, o leite materno é fundamental “tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia”.

Outros benefícios do aleitamento materno, segundo o Ministério da Saúde, indicam a prevenção de diarreia, infecção respiratória e diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes. Também reduz a chance de obesidade, promove uma melhor nutrição para o bebê e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.