Pinhais

Pinhais promove ações em menção ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Celebrada anualmente no dia 1º de dezembro, a data marca uma série de ações que buscam a conscientização em relação à prevenção da doença
(Foto: PMP)

Neste ano, o Ministério da Saúde lançou a campanha "30 Anos do Dia Mundial de Luta Contra a Aids - Uma Bandeira de Histórias e Conquistas". Celebrada anualmente no dia 1º de dezembro, a data marca uma série de ações que buscam a conscientização em relação à prevenção da doença.

Foram desenvolvidas as seguintes ações sobre a temática: abordagem noturna e teste de HIV em populações vulneráveis; orientação à população em geral no Shopping Metropolitano com entrega de material informativos e preservativos e disponibilização do Teste Rápido no Parque das Águas de Pinhais.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais alerta para os cuidados a serem tomados em relação à Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis. "As ações desenvolvidas nos últimos 17 anos no município produziram grandes resultados frente à epidemia de HIV/Aids, porém muitos desafios devem ser enfrentados", explica Dielli Bondan Reis, da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde.

O município disponibiliza o atendimento especializado, a distribuição dos medicamentos antirretrovirais e a coleta dos exames de acompanhamento sorológico no Centro de Controle de Agravos, o que facilita a adesão ao tratamento. Em consequência, há a estabilização dos casos e a redução de complicações.

"A descentralização da testagem rápida para as Unidades de Estratégia de Saúde da Família e Maternidade Municipal também possibilita o diagnóstico precoce, a maioria das equipes está engajada na causa, e todas possuem profissionais capacitados e os insumos disponíveis", acrescenta Dielli.

Atualmente, trabalha-se com a prevenção positiva, que visa identificar os portadores de HIV/Aids, para que estes iniciem o tratamento precocemente, reduzindo-se a carga viral reduz-se também o índice de transmissão. "A distribuição em livre demanda do preservativo nos mostra que não basta apenas fornecer, que as campanhas de orientação devem acontecer de forma rotineira, não podendo a prevenção cair no esquecimento e a Aids ser tratada como tema distante", completa.

Alguns projetos são desenvolvidos pela equipe do Programa Municipal de IST/Aids/ Hepatites Virais, que incluem educação continuada aos profissionais das Unidades de Saúde da Família, ações com populações vulneráveis, adolescentes e jovens, profissionais de empresas e população em geral. "Os desafios são grandes, mas a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais está preparada para desenvolver ações, visando reduzir estes indicadores e em consequência colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids", conclui.

Serviço

Faça o teste! O Centro de Controle de Agravos, Rua 15 de Novembro, 92, Centro. Telefone: (41) 3912-5399.