Pinhais

Pinhais promove mais uma formatura da Educação de Jovens e Adultos

No município, são atendidos mais de 200 alunos por ano na EJA, que tem o propósito de reduzir o índice de analfabetismo no município
(Foto: PMP)

Mais um momento repleto de histórias emocionantes foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais. Na última segunda-feira (8), foi realizada a formatura da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O evento foi realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pinhais – Cenforpe, com a participação de 44 formandos das Escolas Municipais 31 de Março, Antonio Andrade, Maria Chalcoski, Marins de Souza Santos, Lírio Jacomel e Professora Thereza Correa Machado.

 

A EJA tem o propósito de reduzir o índice de analfabetismo no município e atende com prioridade, pais de alunos e outras pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não frequentaram a escola ou não concluíram as séries iniciais. Para Juari Bezerra, um dos formandos, essa foi uma oportunidade que trouxe muita alegria e um sabor de vitória. "Eu parei muito cedo, terminei somente a 2ª série. Andei por caminhos muito errados, até que conheci minha esposa e mudei minha vida. Deus me deu diversas oportunidades e uma delas foi a de voltar a estudar e sou muito grato por isso", contou o aluno.

 

Reconhecido como território livre do analfabetismo, Pinhais entende a EJA como uma oportunidade concreta de preparação para melhor enfrentar a competitividade no mercado de trabalho e o exercício pleno e consciente da cidadania. No município, são atendidos mais de 200 alunos por ano, com acesso aos laboratórios de informática, bibliotecas e atividades culturais que complementam as ações pedagógicas.

A coordenadora do EJA Pinhais, Solange do Rocio Penna, relata da alegria de conviver com os alunos durante todo o período. "A força de vontade deles em estudar nos motiva cada vez mais a continuar com esse projeto. A cada dia aprendemos mais com eles, que trazem consigo uma grande experiência de vida", relata Solange.

 

Já a secretária de Educação, Andrea Franceschini, reforçou a garra e a perseverança de cada aluno. "Vocês são exemplos de vontade e este é um momento que nenhum professor esquece. A vontade supera todas as dificuldades, e isso faz com que estejamos lá todos os dias ao lado de vocês. Vocês podem realizar tudo, todos os sonhos são possíveis, basta acreditar neles. A gente só muda a nossa história por meio da educação e vocês mudaram a de vocês".

"Vocês merecem nossa admiração e respeito", declarou a vice-prefeita Rosa Maria, "a colação tem um significado muito grande na vida dos alunos e famílias. Isso tem um valor muito grande pra nós porque significa a cidadania em sua forma plena. Vocês se lançaram nesse desafio de buscar o saber e conhecimento e isso ninguém tira da gente, o conhecimento nos torna iguais. Hoje vocês são pessoas diferentes, porque disseram sim a uma oportunidade", completou.

Também estiveram presentes na formatura, o vice-diretor do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Pinhais, Marcos Oliver, que fez o convite aos formandos para dar continuidade aos estudos no fundamental II, ofertado pelo CEEBJA; também o vereador Carlinhos do Eliza.