Pinhais

Pinhais realiza ações da Semana da Pessoa Idosa

As ações visam proporcionar a socialização, promover a autoestima e bem-estar da pessoa idosa, além de apresentar as ações voltadas aos idosos desenvolvidas no município
(Foto: PMP)

Em alusão ao Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou atividades da Semana da Pessoa Idosa que visam proporcionar a socialização, promover a autoestima e bem-estar da pessoa idosa, além de apresentar as ações desenvolvidas no município voltadas aos idosos, como o trabalho do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A abertura da semana contou com o evento Miss e Mister Melhor Idade 2018, com o objetivo promover a integração, descontração e a inclusão de pessoas idosas nas atividades sociais e culturais do município. Realizado no dia 21 de setembro, elegeu Eneida Maria de Araújo Oliveira, Miss Pinhais, e Manoel Figueiredo, Mister Pinhais.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o CCI, realizou no dia 24 uma oficina que abordou os direitos e a prevenção à violência contra esta população. Na ocasião, foram confeccionados cartazes de conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa.

Já no dia 25 foram ofertadas várias ações no Bosque Municipal de Pinhais, para contemplar a comemoração da data, entre elas: ginástica, gincana, dança e exposição das telas feitas pelos idosos que participaram dos projetos disponibilizados pela Semas, além de apresentação dos alunos de Taekwondo do CCI.

Dando continuidade a programação, no dia 26 em referência ao "Setembro Amarelo", foi realizada palestra sobre a temática com a psicóloga Silvia, acompanhada do técnico de enfermagem Paulo. O evento contou com a participação de 160 pessoas.

Para encerrar as atividades, na sexta-feira (28), nas dependências do Centro de Convivência do Idoso foram realizadas brincadeiras como: "Show do Milhão" e "Qual é a Música", além do Concurso de Vanerão e Valsa, com entrega de medalha para os finalistas, que reuniu 180 participantes. No sábado (29) o CREAS, em conjunto com os idosos, realizou uma campanha de conscientização no Bosque Municipal, onde foram entregues materiais educativos e expostos os cartazes confeccionados durante a oficina do dia 24.

Para a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva, este é um momento para reflexão sobre como os idosos são vistos pela sociedade, e também para valorizar a importância de toda contribuição deles para comunidade. "Precisamos olhar com muito carinho para estas pessoas que tanto já fizeram por nós, pela família, e que ainda fazem. Quando promovemos eventos para este público presenciamos muita vitalidade, que estão sempre dispostos e fazem questão de estar presentes e isso nos motiva", destaca a secretária.