Pinhais

Pinhais realiza Encontro Intermunicipal de Vigilância em Saúde

O evento teve como temática: Aedes aegypti e seus desafios e reuniu centenas de participantes para três dias de atividade
(Foto: PMP)

Entre os dias 2 e 4 de outubro Pinhais realizou o I Encontro Intermunicipal de Vigilância em Saúde: Aedes aegypti e seus Desafios. O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da equipe da Vigilância Ambiental Municipal e contou com a parceria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A iniciativa teve como objetivo discutir temas de interesse dos profissionais de vigilância em saúde e promover a troca de experiências, bem como contribuir para a melhoria do serviço dos cinco eixos da Vigilância em Saúde – Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica, Sanitária, Saúde do Trabalhador e Promoção da Saúde. Além disso, o intuito foi o de esclarecer as dúvidas dos profissionais diante das situações enfrentadas no cotidiano de trabalho.

Durante o encontro foram abordados diversos temas como: Vigilância em saúde: a importância dos cinco pilares (vigilância ambiental, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e promoção à saúde); Controle do Aedes aegypti: mitos e verdades; Aspectos Bioecológicos de Aedes (Stegomyia) aegypti: conhecer para impactar as ações de vigilância entomológica e controle vetorial; Dinâmica da resistência a inseticidas e os efeitos biológicos no mosquito Aedes aegypti.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destacou o trabalho realizado pela equipe da Semsa e a participação de outros municípios. "Primeiramente parabenizo toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde envolvida neste evento e pelo excelente trabalho que vem realizando por nossa comunidade, e desde que assumimos em 2009 temos essa preocupação de cuidar da nossa população e este é um meio de continuarmos este trabalho tão bem avaliado. No que diz respeito ao combate ao mosquito, a orientação e conscientização da comunidade é o principal meio utilizado pelos agentes. Dou as boas vindas aos municípios visitantes e certamente a troca de experiências é riquíssima nestes momentos", declarou a prefeita de Pinhais.

Para a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, as parcerias fortalecem todo trabalho realizado. "Agradeço a parceria com o Estado por meio da 2ª Regional, pois reconhecemos a importância da ação conjunta para somar esforços e os resultados sempre tendem a serem melhores. E todas as demais parcerias que de fato nos possibilitam os aprimoramentos e avanços necessários. Parabenizo toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e as demais Secretarias que nos apoiaram para a realização deste evento. Que esta ação também reforce a necessidade de envolver a comunidade, para reforçarmos o trabalho de prevenção e de orientação", destacou a secretária.

A diretora do Centro de Vigilância Ambiental da Sesa e representante da Superintendência de Vigilância em Saúde, Ivana Belmonte, enalteceu o empenho do município para a realização do evento. "Parabenizo a organização deste evento no município de Pinhais pela qualidade, afinal organizar um evento de três dias não é fácil. Este assunto é de extrema relevância, principalmente pelo histórico do Paraná, uma vez que a infestação do Aedes cresceu muito nos últimos anos. Então, este evento para a Região Metropolitana de Curitiba é importantíssimo; fico feliz por ver a plateia cheia, desejo que o aproveitamento seja o melhor possível e que explorem os conhecimentos e dirimir todas as dúvidas", declarou.

Também estiveram presentes no encontro a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonilda da Silva; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Vanessa Loyola Fontoura; Rosangela Treichel, assistente técnica da Vigilância em Saúde do Cosems-PR. Participaram também representantes dos municípios da 2ª Regional de Saúde Metropolitana.

A ação também contou com apresentações musicais, teatrais e de dança por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A Banda do Exército realizou apresentações de músicas MPB e executou o hino nacional na abertura do encontro.