Pinhais

Pinhais realiza Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido se Drogas

Com o tema "Liberdade é poder escolher! Escolha a vida e não as drogas", a ação é coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde; Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Assistência Social e Conselho Municipal Antidrogas
(Foto: Divulgação)

Nesta semana, de 11 a 15 de junho, Pinhais realizará a IX Semana Municipal de prevenção ao uso indevido de drogas. Com o tema "Liberdade é poder escolher! Escolha a vida e não as drogas", a ação é coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde; Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Assistência Social e Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). 

Ao longo destes dias serão abordados temas como: prevenção ao uso de drogas, redução de danos, promoção de saúde e cuidado, oficinas, rodas de conversa, palestras e ações em escolas. 

A enfermeira Ivanilde do Nascimento, da Gerência de Saúde Mental e Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, comenta que as drogas estão presentes desde a antiguidade nas mais diversas culturas. "Notamos um aumento alarmante nos últimos anos, que tem ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais. Vários fatores são atribuídos a esse aumento como a falta de informação sobre os perigos a longo e curto prazo do consumo de drogas; as poucas atividades preventivas oferecidas e a falta de consciência sobre a magnitude do problema no mundo, daí a importância de eventos como estes", afirma Ivanilde. 

PROGRAMAÇÃO

11 de junho - Abertura, apresentações, início das oficinas com os alunos

Local: Escola Estadual Luarlindo dos Reis Borges, a partir das 14 h. Endereço: Rua Antônio Andrade, 87, bairro Maria Antonieta.

12 de junho - Roda de Conversa com o tema: Fatores de Risco e Protetivos para uso de substâncias na adolescência

Local: CENFORPE, a partir das 14h (público: servidores municipais). Endereço: Avenida Iraí, 696, bairro Weissópolis.

13 de junho - Oficina Fatores de Prevenção para adolescentes do CREAS

Local: CAPS AD, às 13h30. Endereço: Rua Antônio Andrade,153, bairro Maria Antonieta.

13 de junho - Rodas de Conversas: Conversando sobre drogas e Qualidade de vida

Local: CENFORPE, a partir das 14h

14 de junho - oficinas estudantes

Local: Escola Municipal Antônio de Andrade, períodos manhã e tarde. Endereço: Rua João Mendes Batista, 430, Maria Antonieta.

15 de junho - Fechamento da Semana atividades esportivas e premiações

Local: Escola Estadual Luarlindo dos Reis Borges, às 14h.