RMC

Piraquara promove atividades em alusão ao dia Estadual da Hanseníase

(Foto: PMPIRAQUARA )

Neste sábado, 25 de maio, a Prefeitura de Piraquara por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o Dia de Combate a Hanseníase. Ações para diagnóstico e orientação serão realizadas durante todo o dia, no Centro Especializado Dr. Germano Traple. A programação conta com avaliações dermatoneurológicas e odontológicas, vacinação contra gripe e atividades infantis.

Segundo Vivian Portz de Paula, coordenadora do Centro Especializado, o número de casos de hanseníase vem diminuindo ao longo dos anos no Paraná. Em 2018 houve uma redução de 3% em relação ao ano anterior, porém a incapacidade física causada pela doença vem se elevando e está relacionada a uma falha na detecção dos casos.

O diagnóstico precoce auxilia na diminuição do risco da instalação das incapacidades físicas e da evolução da doença. O município de Piraquara é referência no tratamento da Hanseníase e esta ação tem objetivo de ampliar o repasse de informações sobre a doença, além de oferecer o diagnóstico e tratamento à população.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por bactéria e afeta principalmente a pele, mas pode afetar também os olhos, nervos periféricos e eventualmente outros órgãos. A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante.

A transmissão da doença se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente.

DIA DE COMBATE A HANSENÍASE - CENTRO ESPECIALIZADO DR. GERMANO TRAPLE

Endereço: Rua Barão do Cerro Azul, 772

Data: 25/05/2019

Horário: 08h às 17h