Pinhais

Plantio de árvores e revitalização de área marcam Ação Socioambiental


Mesmo com o tempo fechado da manhã desta sexta-feira (17 foi possível realizar a Ação Socioambiental, mais um evento que marca a programação do aniversário de 25 anos de Pinhais. O evento foi marcado pelo plantio de árvores, em uma região que está sendo totalmente revitalizada, às margens do Rio Atuba, no bairro Estância Pinhais, próximo a divisa com Curitiba.

A chuva estava prestes a cair, mas isso não assustou quem estava lá ansioso para colocar as mãos na terra. E os mais empolgados para plantar as árvores certamente eram os pequeninos alunos do Cmei Enedida Alves Marques, na faixa etária de 3 anos. Também participaram da ação os alunos da Escola Municipal Clementina Cruz e da Fundação Weiss Scarpa.

“Quem já passou por esta área deve lembrar como era. Além desta ação de hoje, muitas outras ocorreram para que pudéssemos revitalizá-la. As famílias que viviam nas margens do rio, ou seja, em área de risco, foram realocadas. Agora as Secretarias de Obras Públicas e de Meio Ambiente trabalham muito para deixar tudo pronto. Aqui novas árvores vão florescer, o Rio Atuba continuará a receber ações de limpeza e desassoreamento”, afirmou a prefeita Marli Paulino.

Para a secretária de Meio Ambiente de Pinhais, Rosana Ilhéu, a Ação Socioambiental reforça a mensagem que a Prefeitura pretende passar. “Nossa missão é preservar o meio em que vivemos e trabalhamos intensamente por este objetivo. Trazer estas crianças aqui reforça nossa intenção de incutir desde cedo esta mensagem em suas vidas”, afirma a secretária.

Também estiveram presentes a vice- prefeita Rosa Maria, a secretária de Educação, Andrea Franceschini; o ex-prefeito Luizão Goulart; representando a Câmara Municipal a vereadora professora Cineia e o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário; Rafael Castilho, do Grupo Escoteiro Pingo D’Água; Danielle Mei e professor Nilton, do Centro de Educação Profissional Comendador Humberto Scarpa; representantes da AMMA; representantes das unidades de ensino presentes; além de servidores da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação de Pinhais.

Ações

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), o município de Pinhais possui um Plano de Arborização, o qual foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico - CMMASB, na 12ª Reunião Extraordinária, que aconteceu em 19 de abril de 2016. Desde então, diversos plantios tem sido realizados conforme as diretrizes deste documento.

No ano de 2016, um total de 1460 árvores foram plantadas em espaços públicos, como Parque das Águas, Bosque Municipal, Bosque Bordignon, Bosque Francisco Chamanno, Praça Maria Antonieta Santos, Praça do Jerivá, Praça José Humberto Padovan, além da margem dos Rios Atuba e Palmital, e diversos logradouros como Avenida Maringá, Rua 24 de Maio, entre outras vias.

Destaque também para as demais ações realizadas pela SEMMA, como revitalização de canteiros centrais, com paisagismo, limpeza de diversas áreas, dentre outros serviços que tem melhorado a qualidade de vida dos moradores e do ambiente em que vivemos.