Saúde

Postos de saúde têm programação sobre cuidados dos homens

(Foto: SMCS)

Um mês para lembrar que eles precisam se cuidar: no Novembro Azul a prefeitura de Curitiba incentiva ações para que os homens cuidem da própria saúde.

A preocupação não é à toa: os homens são 47,7% da população curitibana, mas poderiam ocupar uma maior proporção caso se colocassem em menos situações de risco – violências, acidentes de trânsito e de trabalho –, adotassem mais hábitos saudáveis e dessem mais atenção quando o corpo dá os primeiros sinais de que algo não está bem.

Para ajudar a mudar esse quadro, os postos de saúde ofertam, durante este mês, ações extras voltadas para o público masculino. “Culturalmente, para o homem, procurar ajuda em saúde ainda é visto como é sinal de fraqueza. Queremos mostrar que procurar ajuda especializada é, ao contrário, sinal de força e inteligência”, destaca o coordenador da Saúde do Homem da Secretaria Municipal da Saúde, Homero Luis de Aquino Palma.

Apesar de o mote do Novembro Azul ter iniciado com o Dia Mundial do Câncer de Próstata (17 de novembro), a preocupação é com a saúde global do homem. Afinal, as principais causas de mortalidade masculina são outras.

No Brasil, o que mais mata a população masculina entre os 20 e 59 anos são as causas externas, como agressões e acidentes de veículos, que correspondem a 36,4% dos óbitos. Em seguida, vêm as doenças do aparelho circulatório (17,7% das mortes).

O câncer, em suas diferentes formas, aparece em terceiro lugar no ranking. O de próstata, em específico, é a 12ª causa de morte por câncer entre homens de até 59 anos, com aumento de sua incidência a partir dos 60 anos. “Por isso, o foco do Novembro Azul é a saúde global masculina”, ressalta Palma. 

Homens com mais de 60 anos que sintam alguma mudança em seu aparelho urinário – mudança no fluxo da urina, incontinência ou aumento da frequência da vontade de urinar, por exemplo - são os que devem procurar um posto de saúde para uma consulta, que pode resultar na solicitação de exames para a detecção precoce.

Entre os cuidados gerais para uma vida saudável, os postos de saúde ofertam aos homens atividades que focam a melhoria da qualidade de vida, com programas de atividades físicas, alimentação saudável e orientações para mudanças de hábitos como fumo e abuso do álcool.

Saúde do Homem 

A atual gestão da Prefeitura criou uma Coordenação da Saúde do Homem na Secretaria Municipal da Saúde, direcionada em desenvolver ações para cuidado da saúde do público masculino, como o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e reduzir os índices de óbitos na faixa etária de 20 a 59 anos nas causas mais comuns.