Pinhais

Prefeitura de Pinhais alerta para a correta separação de resíduos

A reciclagem resulta em diversos aspectos positivos, seja na geração de economia, preservação do meio ambiente, ou ainda contribuindo com o trabalho de recicladores
(Foto: PMP)

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza o serviço de coleta de lixo domiciliar e reciclável em todo o município. No entanto, é importante que a população colabore e faça a correta separação dos resíduos. A reciclagem resulta em diversos aspectos positivos, seja na geração de economia, preservação do meio ambiente, ou ainda contribuindo com o trabalho da Associação dos Recicladores de Pinhais – AREPI.

Segundo a engenheira ambiental da Semma, Caroline Beleski Carneiro, os resíduos provenientes da coleta seletiva são encaminhados à AREPI, que possui completa prioridade no recebimento dos resíduos recicláveis.  “Somente na situação em que a Associação não comportar o recebimento do total de recicláveis coletados no município, a Secretaria de Meio Ambiente encaminha o excedente às empresas credenciadas via Chamamento Público”, explica Caroline.

Processo de reciclagem

Vale lembrar que atualmente a AREPI comporta o processamento de todo o montante de resíduos recicláveis coletados, o equivalente a quatro caminhões por dia. “O processo de reciclagem de resíduos na Associação inicia pela triagem e classificação dos materiais recicláveis, passando pela prensagem (compactação dos materiais) e posterior revenda às empresas recicladoras, gerando renda para os associados e possibilitando a reutilização desses materiais como matéria-prima no processo produtivo”, completa Caroline.

Parceria Prefeitura e AREPI

Outro ponto importante é que a Prefeitura de Pinhais cedeu a área onde atualmente a AREPI atua, incluindo galpão próprio para armazenagem, cobertura da área externa para aumentar o espaço de triagem de resíduos, além de realizar continuamente manutenção, reformas e reparos necessários. O município auxilia ainda a Associação, fornecendo assessoria técnica constante, sempre que solicitado por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e da Procuradoria Geral.

Em setembro de 2016, a Prefeitura de Pinhais finalizou as obras de ampliação e melhorias na Associação. Dentre as ações realizadas está a ampliação do barracão para o depósito de materiais recicláveis, que contemplou a construção de área anexa ao barracão já existente, com área de 342 m². Outra ação foi a implantação do projeto Horta no Quintal de Casa, que oferece duas vezes ao ano mudas de hortaliças e adubo orgânico. Foi construído ainda, um canil para abrigar de maneira adequada os cães que habitam no local.

Como separar o lixo doméstico?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a maneira correta de separar é não misturar recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. E ainda:

- Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados;

- Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

- Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

- Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.