Quatro Barras

Prefeitura de Quatro Barras propõe criação do Parque Linear do Timbu

Prefeito, secretários e vereadores estiveram reunidos com equipe da Sanepar. Proposta é recuperar o meio ambiente e criar um amplo complexo com áreas de caminhada, pedalada e uma arena aberta para multi eventos, com atividades culturais, recreativas e de educação ambiental

 A Prefeitura de Quatro Barras está propondo a criação de uma estrutura sem precedentes na via que liga a área central do município ao bairro Jardim Menino Deus. É o Parque Linear do Timbu, um projeto de recuperação ambiental, com áreas de caminhada, pedalada, espaços de lazer e uma arena aberta multi eventos, para a promoção de atividades culturais, recreativas e, principalmente, de educação ambiental.

            O projeto prevê replantio de espécies nativas e a recuperação da qualidade hídrica do Rio Timbu. A área destinada ao parque é da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e engloba um território de área verde de ambos os lados da Avenida Francisco Sbrissia.

            Nesta terça-feira (7), o prefeito Angelo Andreatta (Lara) e os vereadores André Luiz Barcia da Silva, Paulo Cesar de Lima Junior (Juninho), Sandro Eleno Andreatta (Leno), Vandir Rodrigues, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho), Vânia de Lara Araujo e Mauro dos Santos estiveram reunidos com a equipe técnica da Sanepar para expor o projeto e buscar parcerias.

            Entre os presentes esteve o consultor estratégico da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Joaquim Severino; a geóloga Ester Amélia Assis Mendes; a bióloga da Unidade de Serviço de Recursos Hídricos, Claudia R. Vítola; e a engenheira civil Vânia Andretta Lobo.

            Lara afirmou que este foi o segundo encontro para tratar sobre o parque. Há pouco mais de dez dias, o prefeito conversou com o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche e o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia, Glauco Machado Requião. "Fomos muito bem recebidos e observamos realmente um interesse, uma receptividade em desenvolver projetos que beneficiem o meio ambiente e a população", destacou.

            Após a explanação do projeto nesta terça-feira, com técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Obras, o grupo fez uma visita in loco à área. Uma das preocupações do prefeito diz respeito ao uso que vem se fazendo da área, principalmente para o descarte de lixo.

            "Hoje a área está vulnerável, por inúmeras vezes evitamos invasões e já foram retiradas toneladas de lixo. O que estamos propondo é a criação de um parque que zele por este patrimônio ambiental, mas que ao mesmo tempo agregue um ganho social, beneficiando diretamente a população", afirmou.

            Além de buscar os recursos para viabilização do projeto com a Sanepar, Lara disse que estuda um plano de manejo para o parque, envolvendo grupos como os Desbravadores, o Clube da Árvore, escoteiros, entre outros. "Queremos realmente viabilizar este grande projeto que será um marco para Quatro Barras, e que vai atender cerca de 15 mil pessoas que moram nas regiões de entorno", afirmou.    
           A Prefeitura de Quatro Barras e a Sanepar devem estabelecer um termo de cooperação nos próximos dias. A companhia também vai analisar a viabilidade de execução do projeto. Lara disse que, se aprovado, a Prefeitura será parceira na aplicação dos investimentos.