Pinhais

Prefeitura realiza primeiro encontro de Cultura de Pinhais


Nesta semana foi promovido o 1º encontro de Cultura de Pinhais. O evento foi realizado no Auditório Municipal Márcio José Moro, localizado no Centro Cultural Wanda dos Mallmann.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais, Bruno Sitima, este tipo de iniciativa é importante na construção de políticas culturais do município. “Sabemos do quanto conquistamos nesta área, mas sem dúvida há ainda bastante coisa a ser feita e este evento serve justamente para ampliarmos estas discussões”, ressalta.

Participaram do encontro, representantes de diferentes vertentes culturais tais como: artesanato, artes visuais, artes cênicas, dança, música, literatura, entre outras. O encontro teve o intuito de eleger um membro para representar o município na eleição do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC).

Para o diretor do Departamento de Cultura, Marcos Oliver, a iniciativa também permite lidar com outras demandas. “Por meio desta ação também temos representada a dimensão da atuação dos conselheiros que fiscalizarão a aplicação de recursos em programas de incentivo cultural no âmbito estadual”, afirma.

O eleito como delegado-candidato para representar os anseios culturais da comunidade pinhaiense na Conferência Estadual de Cultura, por meio da maioria dos votos, foi o historiador e servidor municipal Anderson Gustavo Hoch. Além de ser escritor e atuar junto aos movimentos de cultura popular no município, Anderson exerce também a função de presidência dos Conselhos de Cultura e de Patrimônio Histórico e Cultural de Pinhais e é membro do Conselho Municipal de Turismo.

Serviço

A eleição para o Conselho Estadual de Cultura acontecerá dia 27 de maio das 9h às 12h no Auditório Brasílio Itiberê, localizado na Rua Cruz Machado, 138, Centro, em Curitiba. Os interessados podem acessar o regulamento e formulários de inscrição da conferência no link.