RMC

Prefeitura retoma Festa do Agricultor com diversas atrações

(Foto: Divulgação)

Retomada pela Prefeitura com o apoio de muitos parceiros, a Festa do Agricultor reuniu produtores de diversos cantos do município no Salão da Comunidade do Rio Abaixinho, no último sábado (29). O evento contou com muita música, dança, atrações para as crianças e um jantar de confraternização. A festa, que teve sua primeira edição em 1995 na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), visa homenagear aqueles que produzem os alimentos que vão para a mesa das famílias brasileiras.

Para o secretário Municipal de Agricultura Luiz Gustavo Botogoski, não é somente no momento de fartura que se tem que comemorar. Reunir os agricultores nos momentos de dificuldade visa buscar a união e valorizá-los para que eles viabilizem suas atividades no campo. Da parte da Prefeitura, o apoio tem se mostrado importante com a retomada de programas que estavam parados como a distribuição de calcário e o que doou 100 mil mudas de morango para pequenos agricultores.

Além disso, há o apoio para a piscicultura (com maquinário e técnicos), melhorias nos Departamentos Agronômico e Veterinário e aquisição de dois veículos com recurso próprios para apoio nos programas desenvolvidos. “Também estamos prestes a comprar dois tratores, quatro ensiladeiras, um subsolador e mais dois veículos em parceria com Governo do Estado. Mesmo que o recurso seja pouco nós estamos otimizando de uma forma bem racional de forma que venha a atender principalmente o nosso pequeno agricultor”, explicou o secretário.

O agricultor Odair José Storrer, morador do Campina das Palmeiras, cresceu em uma família de produtores rurais que planta diversos tipos de hortaliças. A produção é vendida para a Ceasa e também para a alimentação escolar. O agricultor elogiou a retomada da festa e também as melhorias realizadas pela Prefeitura na estrada próximo a sua propriedade. “Estrada boa é outra coisa. Não tem pó na mercadoria. Você transporta de maneira mais segura e mais rápido”, avaliou. 

Momentos - A fé do homem do campo teve destaque no início da Festa do Agricultor quando houve uma bênção especial para agradecer as conquistas alcançadas. As crianças puderam aproveitar o pula-pula, piscina de bolinha, camarim de pintura, algodão-doce e pipoca; atrações oferecidas pelas Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Cultura e Turismo.

A Festa do Agricultor contou com a presença do cônsul-geral da Polônia no Brasil Marek Makowski. O cônsul afirmou que conhece e ama a cidade de Araucária e que já participou de muitas solenidades. Makowski também destacou que já na época medieval a região da Polônia era um celeiro de alimentos da Europa e que os antepassados poloneses contribuíram para o desenvolvimento da agricultura do Brasil.

As apresentações culturais da Festa do Agricultor ficaram por conta da Estância Araucariense, da dupla Rennan Melo e Fernando, do Gaúcho Campesino e Grupo Tá na Moda. Integrantes do grupo folclórico polonês Wesoly Dom recepcionaram os participantes na entrada do evento. Os agricultores também participaram de sorteio de brindes oferecidos por parceiros.