Geral

Processo de seleção escolhe novos donos para quatro cães da Guarda

Quatro cães que atuavam no Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Curitiba serão doados pela Prefeitura. O edital publicado pela Secretaria Municipal da Defesa Social, no dia 13 de maio, explica as normas para as pessoas participarem da doação. As inscrições dos interessados começaram nesta segunda-feira (20/5) e seguem até quarta-feira (22/5).

O candidato precisa ir até o canil da Guarda Municipal, onde funciona o GOC, e preencher um formulário. As inscrições podem ser feitas das 8h30 às 17h30. O canil fica na Rua Professor Arthur Virmond de Lacerda, s/n, dentro do Parque dos Tropeiros, no bairro São Miguel.

Dos quatro cães, um está se aposentando por tempo de serviço e os outros três não se adaptaram ao trabalho feito pelo GOC. Os cães são o Colt, com 8 anos de idade, um pastor belga malinois; a Sheeva, de 2,5 anos, uma fêmea pastora belga malinois; o Happy, 3 anos, um golden retriever; e o Fred, 6 anos, um rottweiler.

Todos os cães são castrados e têm carteiras de vacinação em dia. “Os cães são de patrimônio da Prefeitura. Esta é a primeira vez que será feita uma doação por meio de edital”, explicou o supervisor Carlos Oliveira, chefe do canil do GOC da Guarda Municipal.

O resultado final da doação dos cães será publicado entre os dias 10 e 12 de julho de 2019 no Diário Oficial do Município de Curitiba, com acesso pelo portalhttp://legisladocexterno.curitiba.pr.gov.br/DiarioConsultaExterna_Pesquisa.aspx.

Uma comissão avaliadora vai definir o candidato que poderá adotar o cão. Os interessados terão que ir até o canil da Guarda Municipal e conhecer de perto os cachorros.

Cães para adoção

Os quatro cães têm características diferentes, mas coisas em comum também. São bons de faro, companheiros e obedientes. O adestrador Darlon Cassiano Cordeiro trabalhou com os quatro cães que serão doados. “Nós vamos sentir falta deles. É como você perder um membro da família”, disse Cordeiro.

Ele explicou um pouco a característica de cada cão que será doado. Conheça um pouco mais

Sheeva

Nascimento – 11/7/2016

Fêmea, pastor belga malinois. Cor: fulvo encarvoado

Cachorra dócil, obediente e gosta bastante de brincadeiras. Tem muita energia e precisa fazer exercícios, jogar bastante bolinha para cansar.

Happy

Nascimento – 23/10/2015

Macho, golden retriever. Cor: caramelo

Cão dócil, bom para companhia, mas hiperativo. A pessoa precisa ter tempo disponível para brincar e gastar a energia do cão. Precisa ter espaço para correr.

Fred

Nascimento – 23/8/2012

Macho, rottweiler. Cor: preto

O interessado vai precisar fazer uma ambientação com ele, que foi treinado para proteção e trabalhou em revistas em presídios e delegacias. Também foi usado em dias de partidas de futebol, em praças e terminais da cidade, e em distúrbios civis.

Colt

Nascimento – 1/12/2010

Macho, pastor belga malinois. Cor: fulvo encarvoado

Cão de patrulha, guarda e proteção. Localizava entorpecentes. Cão dócil, companheiro e com bastante energia para brincar e correr.