RMC

Programa Araucária Empreendedora faz cerca de mil atendimentos por mês para pequenos empresários

(Foto: Divulgação)

Araucária aderiu em abril deste ano ao Cidade Empreendedora, um programa de desenvolvimento vinculado ao Sebrae. A iniciativa ganhou na cidade o nome de Araucária Empreendedora e tem realizado cerca de mil atendimentos por mês no Espaço Cidadão da Prefeitura. Esse é mais um incentivo para facilitar o acesso a: crédito, compras públicas e desburocratizar a abertura, regularização e encerramento de micros, médias e empresas de pequeno porte.

Além de fortalecer as micro e pequenas empresas, estimula-se a geração de emprego e de renda, contribui para o desenvolvimento econômico e social no âmbito local, fomenta o empreendedorismo, assim como a formalização e ainda aumenta a competitividade dos pequenos negócios.

Alguns exemplos práticos mostram como as políticas públicas de incentivo às pequenas empresas, vão de encontro ao que preconiza a lei municipal nº 2105/2009, que institui um tratamento diferenciado para favorecer as empresas de pequeno porte. A Prefeitura tem realizado constantemente feiras de crédito (com linhas de crédito mais baratas), rodadas de negócios e consultorias gratuitas. Há advogado, consultor do Sebrae, contador e agente de crédito que fazem orientações gratuitas no local para pequenos empresários.

No cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Finanças, que coordena o programa em parceria com o Sebrae, existe um projeto para apresentar o plano de compras da Prefeitura (de 2017 e 2018) para pequenos empresários a fim de que saibam o que podem fornecer para a Prefeitura (por meio de licitações) e ainda por cima será fornecido para os interessados um treinamento explicando detalhes de como participar do processo. Licitações que visem aquisições de até R$80 mil são exclusivas para micro e empresa de pequeno porte, ampliando a capacidade de competição para os fornecedores menores. As licitações que sejam acima deste valor possuem 25% de cotas de participação exclusiva para microempresários.

O microempreendedor individual Washington Feliciano Fontes de Assis, de 28 anos, buscou orientação do Araucária Empreendedora para abrir seu CNPJ no segmento de segurança do trabalho e para começar a emitir nota fiscal eletrônica. Depois disso ele diz que tem sido informado sobre cursos que o Espaço do Empreendedor oferece e contado com apoio que a estrutura disponibiliza. Washington já obteve orientações com o agente de crédito e agendou consulta com o contador. “Recomendo, muito bom o atendimento”, incentiva.

Informações sobre os tipos de atendimentos ofertados pelo Programa Araucária Empreendedora podem ser obtidas pelos telefones 3614-1559 ou 3614-1770 ou pelo e-mail sala.empreendedor@araucaria.pr.gov.br. O Espaço do Empreendedor oferece atendimento no Espaço Cidadão da Prefeitura. Rua Pedro Druszcz, 111, centro.