Pinhais

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência forma 325 alunos em Pinhais

Receberam a certificação, durante esta semana, os alunos das Escolas Municipais Dona Maria Chalcoski, Professora Thereza Correa Machado, João Leopoldo Jacomel e Severino Massignan
(Foto: PMP)

Nos dias 8 e 9 de outubro a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais (Semed) e o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária Coronel Anselmo José de Oliveira realizaram mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Receberam a certificação, durante esta semana, os alunos das Escolas Municipais Dona Maria Chalcoski, Professora Thereza Correa Machado, João Leopoldo Jacomel, e Severino Massignan, totalizando 325 alunos.

O Proerd é desenvolvido nas Escolas Municipais de Pinhais, com alunos do 5º ano do ensino fundamental, por policiais militares treinados e preparados que utilizam uma metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. A filosofia do programa é prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e da mídia reforçando sua autoestima, além de desenvolver lições de cidadania.

Para a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, o Proerd é uma iniciativa muito positiva para a formação dos alunos. "Agradeço e parabenizo a PM, em especial o policial Rogério que orienta tão bem essas crianças e que eu sei o quanto elas o amam, também as diretoras, professores, estagiários, enfim, toda equipe da Semed que faz um trabalho maravilhoso no dia a dia das escolas. Parabenizo também os pais por participarem da vida dos filhos, porque se não participamos certamente alguém cruzará o caminho deles e poderá os levar para coisas nada agradáveis", afirmou a prefeita Marli.

A diretora da Escola Municipal Professora Thereza Corrêa Machado, Maria Elizabeth de Borba Alcântara, destacou da união da escola, família e Polícia Militar para realização da iniciativa. "Um programa essencial para a educação que envolve a família, escola, Polícia Militar e Secretaria de Educação. Com certeza após esta formatura está plantada a sementinha no coração destes meninos e meninas que participaram da formação, eles sabem qual é o caminho do bem, o que é certo. E esse apoio da família é fundamental, então peço que a continuem assim os ouvindo e orientando, pois com certeza se tornarão cidadãos maravilhosos", declarou a diretora.

A secretária Municipal de Educação, Andrea Franceschini, falou sobre a importância dos temas abordados durante a formação e o papel de cada um na busca pelas decisões corretas durante a vida. "Hoje é o dia da formatura, mas este conhecimento vocês vão levar para vida toda, vocês mesmo disseram que este programa possibilitou para vocês escolhas do que é certo e do que é errado e a escolha está na mão de cada um, de qual caminho decidiram seguir. Nós sabemos e vocês aprenderam com o policial Rogério que as drogas não trazem benefício para ninguém, tanto para quem usa quanto para família. Outro problema que é abordado no Proerd é o bulling, que atrapalha a vida de tantas pessoas, causa traumas, então precisamos entender a importância de aprender a conviver e respeitar as diferenças", afirmou a secretária.

Para o tenente J. Silva, representante do Comando do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, a família é a base mais necessária para manter as crianças no caminho correto e saudável. "O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária representa uma das formas mais efetivas de policiamento, que é o preventivo, indo até as escolas, orientar as crianças. Pais sejam exemplos para os filhos de vocês, muitos problemas que hoje encontramos na sociedade nascem das famílias que estão desestruturadas. Todos os tipos de violência que vemos hoje, muitas vezes são reflexos do que é aprendido em casa. Hoje as crianças que estão aqui fizeram um juramento muito bonito e que peço para levarem a sério, levarem para a vida de vocês. Então, é importante que foi plantando durante as aulas seja alimentado em casa", afirmou o tenente.  

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; e as diretoras das demais unidades de ensino participantes também estiveram presentes nas solenidades.