Quatro Barras

Quatro Barras e Sanepar iniciam reuniões técnicas sobre o Parque Linear do Timbu

 

Assinatura do termo de cooperação está prevista para os próximos dias

            Na última semana, técnicos da Prefeitura de Quatro Barras e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciaram as reuniões técnicas para apresentação do cronograma de trabalho do projeto do Parque Linear do Timbu. O encontro é o primeiro passo para traçar estratégias, definir atribuições e prazos para a elaboração do projeto.

            O encontro reuniu o consultor estratégico da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, professor Joaquim Severino; a geóloga Ester Amélia Assis Mendes; o técnico operacional Patrick Macioszek; o secretário de Planejamento Urbano e Obras de Quatro Barras, Marcos Aurélio Burkner; o engenheiro ambiental e secretário interino de Meio Ambiente, Fernando Bunn; e o engenheiro cartográfico Cleverson Santos Fortes.

            O passo a passo do cronograma já tem datas e equipes responsáveis. Nele estão ações como pesquisa e coleta do acervo da área, levantamento planialtimétrico, inventário florístico, aspectos legais e a criação de esboços preliminares até chegar à versão final do projeto, prevista para acontecer até o mês de junho deste ano.

            Outro passo importante para consolidação da parceria está previsto para os próximos dias, quando o prefeito Angelo Andreatta (Lara) e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, assinarão o termo de cooperação entre os órgãos.

            "Vamos desenvolver juntos este projeto, cada órgão e corpo técnico com suas especificidades. Todos estão engajados para isso", disse o professor Joaquim. O prefeito Lara disse que a meta da Prefeitura é transformar uma área hoje vulnerável, sujeita a descartes de lixo e invasões, em um parque que zele pelo patrimônio ambiental e que ao mesmo tempo agregue um ganho social, beneficiando diretamente a população.


O parque

            O Parque Linear do Timbu consiste num projeto de recuperação ambiental na extensa área verde que liga a região central do município ao bairro Jardim Menino Deus. Sua principal proposta é a recuperação da qualidade hídrica do Rio Timbu, dispondo de um complexo que incentive a educação ambiental, com áreas de caminhada, pedalada, espaços de lazer e uma arena aberta multieventos, para a promoção de atividades culturais e educativas.