Quatro Barras

Quatro Barras faz 3ª Conferência da Cultura e elege Conselho

3ª Conferência Municipal de Cultura elege Conselho

 

Na segunda (8), dia do artista, no plenário da Câmara Municipal ocorreu a 3ªConferência da Cultura. O evento contou com a presença do coordenador estadual de incentivo à cultura Isidoro Diniz. Na ocasião foi eleito o Conselho Municipal de Cultura e foi apresentado um cronograma para apresentação de projetos através de editais estaduais. Também foi feita a apresentação do planejamento de projetos culturais do município para o ano.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) agradeceu aos presentes e também o incentivo da Câmara Municipal, que devolveu das economias da Casa, o valor de cinquenta mil reais para o início do projeto da criação da Fundação de Cultura Municipal. Lara fez um agradecimento especial aos artistas presentes e se colocou à disposição de todos. “Esse é um ano ímpar para a cultura quatrobarrense. Digo isso por causa dos investimentos e também pelo olhar que nós temos sobre a importância de fomentar a cultura local”, disse Lara.

O coordenador estadual Isidoro Diniz apresentou os programas estaduais de incentivo à cultura que estão abertos em edital. Ele pontuou que o artista precisa aprender a criar projetos que se encaixem nas regras de financiamento. São mais de três milhões que estão disponíveis para projetos culturais no estado.Um dos meios de financiamento cultural é o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o “Profice”, que conta com o apoio da Copel.

O diretor de cultura, Enéas Ribeiro de Souza Lima Cordeiro Corrêa, se disse portador de boas notícias para a cultura do município. Enéas fez questão de frisar que Quatro Barras possui artistas renomados que são desconhecidos no município. “Precisamos criar um espaço cultural para reunir esses artistas, para dar a conhecer a nossa população todo o potencial artístico do município”, disse.

Para o coordenador de cultura, a criação da Fundação Cultural vai diminuir a distância entre o artista e o financiamento, vai possibilitar a propagação cultural de forma mais democrática. Caberá ao Conselho de Cultura a avaliação dos projetos culturais apresentados por artistas locais.O conselho é composto por oito membros titulares e oito suplentes. São quatro membros vinculados à gestão e quatrocomponentes da sociedade civil e respectivos suplentes.

Na eleição o conselho ficou composto por, Enéas Ribeiro de Souza Lima Corrêa, Tiago Fernandes, Tadeu Aparecido Malaquias e Adriane Gomes da Silva Andreatta como representantes governamentais, tendo como suplentes Loreny Pereira da Silva, EzequielZattoniMocelin, Maria Campos de Almeida e Edi de Fátima Santos.

Os membros eleitos do conselho representantes da classe artística, o maestro João José de Félix Pereira, Vanderléia Canha, Angelo Andreatta Barros e Sônia Filetti. Conselheiros Suplentes: Jucimara de Fátima Zeni Rodrigues Carneiro, Nei Roberto MaslowskiPlawiak, Enéias Coloccie Mário Augusto Caparelli. Para maiores informações procurar a Casa da Cultura no tel: 3672-3154.