RMC

Recursos Humanos promove palestra e debate no Dia Mundial da Saúde Mental

(Foto: PMFRG)

Em alusão ao Dia da Saúde Mental, a Divisão de Perícias Médicas (DPM) em parceria com a Divisão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal (DT&DP), realizaram a capacitação “Interfaces entre Saúde Mental relacionada ao Trabalho e Segurança no Trabalho”. Ministrado por servidores do Quadro próprio da Prefeitura, a ação reuniu servidores de todas as carreiras e secretarias do Município e teve como objetivo esclarecer, debater e refletir sobre os fatores que impactam negativamente na saúde mental e suas possíveis correlações com as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Na ocasião, a palestrante Mary Wozhiak, responsável pela DPM, apresentou o levantamento realizado pelo departamento no qual aponta os principais motivos de afastamentos, informação esta, que corrobora com as pesquisas nacionais relativas ao aumento dos casos de afastamentos por doenças e transtornos mentais. Em seguida, a instrutora Angelica Perlin explanou sobre os fatores geradores de sofrimento e adoecimento mental no trabalho, apontou estratégias que propiciam a melhora da saúde mental do servidor e informou quais os locais e profissionais habilitados a prestarem suporte adequado e atendimento especializado. Por fim, a palestrante Mariana França de Castro, Técnica em Segurança no Trabalho, apontou as relações existentes entre a saúde mental e a segurança do trabalho e ressaltou a importância de se manter um estilo de vida com qualidade através das relações interpessoais saudáveis, atitudes éticas e responsáveis e o afastamento de fatores estressores.
Para a servidora Claudinir das Graças, umas das ouvintes, a ação foi de grande valia, pois “permitiu o aperfeiçoamento e propiciou reflexões sobre o tema, auxiliando no cuidado consigo e no respeito com os colegas que porventura estejam enfrentando momentos difíceis”, disse.