Pinhais

Revitalização da Avenida Iraí melhora trânsito e traz desenvolvimento para Pinhais

Com o objetivo de manter um trânsito organizado, a Prefeitura de Pinhais coloca em prática um amplo programa de melhorias constantes do sistema viário
(Foto: PMP)

Pinhais é o menor município em extensão do Paraná. Com seus 69 km quadrados possui vias importantes que fazem a ligação entre o grande centro urbano paranaense e as principais rodovias estaduais e federais. Vivendo um desenvolvimento crescente e intenso, Pinhais tem hoje uma população de aproximadamente 125 mil pessoas e mais de 11 mil empresas. Fator que traz grande interferência no "vai e vem" da cidade.

Com o objetivo de manter um trânsito organizado, a Prefeitura de Pinhais coloca em prática um amplo programa de melhorias constantes do seu sistema viário. Suas principais avenidas recebem obras de reestruturação e ampliação, novos binários são criados, rotatórias são implantadas e demais mudanças são colocadas em prática para melhorar o fluxo de veículos e oferecer segurança aos pedestres, cadeirantes e ciclistas.

 Avenida Iraí

Uma dessas importantes Avenidas que recebem revitalização é a Iraí, via que divide os bairros Weissópolis e Vargem Grande e que faz a ligação entre o Autódromo Internacional e o município de Piraquara.

Entre os principais serviços executados pela Secretaria de Obras estão as rotatórias implantadas, uma que ligam a Avenida Iraí com a Rua Rio Amazonas e outra no final da via, próximo à ponte do Rio Iraí. A implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente, de rápida instalação e de custo reduzido, quando se intenciona controlar o fluxo de veículos.

Visto que o local é eixo de serviços e comércio, e atende um fluxo muito grande de pedestres, foram feitos aproximadamente 21 mil metros quadrados de calçadas e ciclovias. Além disso, foram instaladas travessias elevadas, realizadas pinturas para sinalização da Avenida e de ruas transversais, e a finalização da área de estacionamento que fica no encontro da via próximo ao Autódromo Internacional.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente também atuou no local, com a instalação de canteiros e aplicação de gramado e paisagismo. "As obras no local continuam e as intervenções atendem a uma solicitação antiga de moradores e comerciantes.  Depois de finalizada, a obra refletirá positivamente na trafegabilidade do local, aumentando a segurança e comodidade de quem transita pela região", concluiu a prefeita Marli Paulino.