Geral

Ruas dos bairros Hauer e Boqueirão ganham 295 novas árvores

Plantio de árvores na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, Boqueirão (Foto: Valdecir Galor/SMCS)

As ruas Tenente Francisco Ferreira dos Santos, no Hauer, e Anne Frank, no Boqueirão, paralelas à Avenida Marechal Floriano Peixoto, estão ganhando novas árvores. Termina nesta semana o plantio de 295 mudas de dedaleiros e extremosas que vão transformar a paisagem da região.

Além da função ambiental cumprida pela arborização, a escolha das espécies leva em consideração as características das vias em que elas são plantadas, como a largura do passeio e a existência de fiação elétrica. “Precisamos pensar no crescimento destas árvores e na harmonia com o que está à volta”, explica o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro.

Outra preocupação é com o espaçamento entre os plantios, que deve ser de quatro a cinco metros entre as árvores. “Para não atrapalhar a visibilidade, elas devem estar a dois metros de entradas e saídas de veículos e atrás de placas de sinalização”, completa Salgueiro.

Manutenção

O serviço integra uma operação de manutenção e arborização que é feita em grandes ruas e avenidas da cidade. Fazem parte do trabalho também as vistorias e podas de manutenção das árvores já existentes nas vias, que incluem a retirada de galhos secos ou de galhos que estejam projetados para a via e que possam causar acidentes.

Além disso, é feita a retirada de erva de passarinho e outros agentes parasitas que possam aumentar o peso da copada e causar desvitalização. As equipes são acompanhadas pelos fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fazem uma avaliação prévia de cada trecho a ser trabalhado.