RMC

Sala do Empreendedor: atendimentos de janeiro de 2018 aumentam 45% em comparação ao mesmo período de 2017

(Foto: PMSJP)

A Sala do Empreendedor, situada na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais, começou o ano de 2018 com um saldo positivo: 1914 atendimentos foram realizados no mês de janeiro, com uma média de de crescimento de 45.66%, ou seja, mais de 600 atendimentos foram feitos em comparação ao mesmo período do ano passado. Em novembro de 2017, a Sala do Empreendedor venceu o prêmio Destaque Regional pelo seu bom desempenho e comprometimento da equipe, que atendeu cerca de 16.785 empreendedores.

Leonardo Costa, Chefe da Divisão de Promoção Comercial da Sictur, explica que os bons resultados se devem pela supervisão que os profissionais da Sala do Empreendedor oferecem durante os atendimentos, além do incentivo para que os empreendedores voltassem no início do ano para cumprir a obrigação do Microempreendedores Individuais (MEI). “Desde 2015 tivemos uma organização um pouco melhor da Sala. Em 2016 fizemos um planejamento estratégico, colocamos metas junto à equipe, e resultou na premiação que ganhamos como Sala Destaque na região. Orientamos os empreendedores que eles deveriam voltar no começo do ano para fazer a declaração, cumprir a obrigação do MEI, e isso gerou e está gerando uma demanda grande e positiva”, explica.

Segundo Costa, em relação ao ano passado, a demanda em atendimentos aumenta, principalmente em relação aos novos programas do Governo de parcelamento de dívida. “O empreendedor tem vindo mais para consultar, entender e normalizar sua empresa. O que demonstra um otimismo, pois as pessoas realmente estão querendo estar regulares para exercer atividade.”

Sala do Empreendedor

Inaugurada em 23 de Abril de 2015, a Sala do Empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar nº 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Além de facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividade informais, oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). “Temos o serviço de orientação para o empreendedor, para quem tem a vontade de empreender e tem uma ideia de atividade. Nós mostramos como é o procedimento legal para a abertura de empresas e se necessário for em algumas situações, conversamos com eles, explicamos para ele como funciona cada atividade”, explica Costa.

SERVIÇO

A Sala do Empreendedor fica na Rua Marcelino Nogueira, 702 – Centro, anexo a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), e atende pelos telefones (41) 3381-5807 / 3381-5809.