Geral

Saúde oferece serviços gratuitos para a população na Boca Maldita

Nesta terça-feira (21/5), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), promove uma comemoração pela Semana da Enfermagem na Rua XV de Novembro, próximo à Boca Maldita.

Durante a ação, que acontece das 9h30 às 16h30, serão oferecidos à população serviços de prevenção e promoção à saúde, como testagem de HIV; informações sobre infecções sexualmente transmissíveis; distribuição de preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante; e orientações sobre o programa Escute o Seu Coração, o aplicativo Saúde Já e o trabalho da enfermagem.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba conta com 789 enfermeiros e 2.385 técnicos e auxiliares de enfermagem. Todos os dias, são realizadas quatro mil consultas com enfermeiros e 35 mil procedimentos com a equipe de enfermagem nos 111 postos de saúde do município. Nas nove UPAs, os enfermeiros realizam três mil classificações de risco por dia.

“A equipe de enfermagem é responsável por um cuidado que não para na saúde dos curitibanos”, afirma a enfermeira e secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.  

Para valorizar os profissionais e comemorar a Semana da Enfermagem, a secretaria tem realizado eventos internos voltados aos servidores da categoria nos dez distritos sanitários. “Essas ações serão concluídas neste evento na Boca Maldita, com serviços oferecidos para a população, mostrando que, para a enfermagem, o cuidado não para”, diz Márcia.