RMC

Secretaria de Agricultura e Abastecimento regulariza a primeira Agroindústria Familiar da área rural de São José dos Pinhais

(Foto: Divulgação/Semag-PMSJP)

Nesta quarta-feira, 01 de agosto, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag) de São José dos Pinhais, realizou a última vistoria na Agroindústria Familiar “Salumeria Politano”, do produtor Dirceu Pissaia, localizada no Caminho do Vinho na Colônia Mergulhão.

A vistoria foi realizada pela médica veterinária da Semag, Soriane Camila Jasinski, responsável técnica pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), e foi verificado que todas as exigências para a regularização do estabelecimento foram atendidas.

Com isso, o estabelecimento será o primeiro a produzir e comercializar seu produto, dentro das normas e devidamente regularizado, em todo município de São José dos Pinhais.  Soriane aproveitou a ocasião para orientar os consumidores que ao comprar qualquer tipo de alimento de origem animal, deve-se dar preferência aos produtos que possuam embalagem com rótulo e selo de inspeção, indicando endereço do fabricante, telefone, data de fabricação e prazo de validade.

Sobre o Serviço de Inspeção Municipal, a médica veterinária explica que, “O S.I.M. controla a qualidade dos produtos de origem animal, como carnes, leites, pescados, ovos e mel, monitorando e inspecionando todo o processo de industrialização, certificando com selo de garantia todos esses produtos. Ao mesmo tempo incentiva os produtores rurais do município a saírem da clandestinidade, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança”.

No local, também esteve presente o diretor da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Ricardo Guilherme Dissenha, que conheceu todas as etapas da produção. O diretor enfatizou que é um dever do Poder Público contribuir na realização de sonhos e na melhora da qualidade de vida das pessoas. “Além deste apoio, que visa a valorização do trabalho do homem do campo, criando condições de produção e comercialização, ainda temos realizado outras ações que contribuem no crescimento do pequeno produtor, como a Patrulha Agrícola Mecaniza, análise e correção de solo, programas direcionados a Sanidade Animal, apoio a piscicultura, melhoramento genético de gado leiteiro através de inseminação artificial, entre outros”, finalizou Ricardo.