RMC

Secretaria de Meio Ambiente e CONRESOL apresentam novo sistema de tratamento de resíduos

(Foto: Edison Renato/PMSJP)

Representantes do CONRESOL – Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, estiveram em São José dos Pinhais para apresentar uma palestra sobre o novo sistema de tratamento de resíduos, que foi realizada na Câmara Municipal na tarde de segunda-feira (10).

O secretário de Meio Ambiente Áriston Ghidin abriu o encontro falando sobre as ações que a administração vem desenvolvendo para se adequar à legislação e, ao mesmo tempo, diminuir a quantidade de resíduos enviados as aterros, assim como a proposta da nova matriz energética nesse cenário. “É um compromisso da administração trabalhar para que o município seja mais sustentável, e buscar uma alternativa para o envio do lixo aos aterros é uma necessidade”, comentou.

A secretária executiva do CONRESOL, Rosamaria Milléo Costa apresentou dados estatísticos e o resultado de estudos sobe o novo sistema de tratamento de resíduos, tanto pela viabilidade ambiental, quanto econômica. “Hoje o transporte do lixo em si já representa um gasto para as cidades, e os aterros tem prazo para findar –  a matriz energética vem trazer uma solução para o resíduo orgânico”, destacou.

Os presentes puderam tirar suas dúvidas sobre os sistema, que prevê a instalação de unidades de triagem e tratamento para recuperação de materiais e geração de energia em São José dos Pinhais. A expectativa é que o novo edital de contratação destes serviços seja lançado em outubro deste ano pelo CONRESOL.

Presenças

O evento contou com a presença de servidores da Prefeitura, vereadores e suas equipes,  e convidados, entre eles a promotora de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, Andressa Chiamulera; o secretário de Comunicação Claudio Alves, os vereadores Assis Manoel Pereira, Juliano Martins, Silvio Santo, Pastor Gilmar e Luiz Paulo.