Paraná

Secretaria Estadual da Educação completa 70 anos de criação

A Secretaria de Estado da Educação completa neste mês de maio 70 anos de criação. Uma solenidade nesta segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, dará início às comemorações pela data. Na terça-feira (16) será inaugurado o Centro de Documentação, Pesquisa e Informação, instalado na Secretaria, que fica na Vila Izabel, em Curitiba.

Ao longo do ano, concursos fotográficos e diversos materiais ajudarão a contar a história e da atuação da Secretaria da Educação. “A trajetória histórica reflete a história da própria educação no Paraná. São sete décadas de desafios, de superação, de aprendizado. Todo o material que estamos coletando será compartilhando com a comunidade, pois é a nossa história”, destaca a secretária, professora Ana Seres.

Hoje a rede pública estadual tem 1 milhão de estudantes, 2.100 escolas e mais de 100 mil profissionais, entre professores e funcionários. “No início, nem todos tinham acesso aos bancos escolares, não havia merenda, nem transporte escolar. De lá pra cá, muita coisa evoluiu. É essa história que nos propusemos a resgatar e contar este ano, além de homenagear todos que contribuíram com essa caminhada”, completa Ana Seres. 

PORTAL E CONCURSO - O aniversário de 70 anos ganhou também uma página própria no Portal Dia a Dia Educação, onde está reunido todo o material produzido para a ocasião, bem como as atividades de celebração da data.

A campanha “SEED 70 anos – Resgate da Memória Fotográfica” (http://www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1329) vai reunir memórias fotográficas da comunidade escolar que ajudou a construir a história da educação no Paraná e da Secretaria da Educação. Interessados devem enviar seu material por meio de formulário eletrônico, disponível na página. A campanha vai até dezembro.

O concurso “Criando na sala de aula: a Educação no Estado do Paraná” (http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1520) tem por objetivo valorizar o trabalho artístico produzido pelos estudantes.

Também está disponível o vídeo institucional “A SEED faz 70”, com depoimentos de ex-estudantes, professores, e diretores, sobre histórias, marcos e ações que permearam a vida escolar da rede estadual paranaense. A produção foi toda realizada pela TV Paulo Freire.