Pinhais

Semana de prevenção e combate ao câncer de mama tem continuidade


A Secretaria Municipal de Saúde deu início às ações da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. A iniciativa está prevista na Lei Municipal nº 617/2003, de autoria da atual prefeita Marli Paulino e segue até a próxima sexta-feira (7). Nesta terça-feira (4) foi realizado o evento de abertura, com participação de mulheres e homens atendidos pela Unidade de Saúde da Família Maria Antonieta.

Para a prefeita de Pinhais e autora da lei que institui a campanha, a prevenção é o caminho mais seguro e ideal. “As estatísticas mostram que quanto mais cedo o câncer for descoberto maiores são as chances de cura. Em Pinhais nós temos dois momentos para lembrar a importância do cuidado, a semana e a campanha Outubro Rosa. É essencial fazer a mamografia a partir dos 40 anos, ou antes, para aquelas que têm histórico familiar”, destaca a prefeita.  

Durante o evento realizado nesta terça-feira (4), a convidada Silvana de Amorin fez um emocionante relato sobre sua experiência com o câncer de mama, que foi descoberto há dois anos. “Mulheres, não tenham vergonha de ir ao médico, de se tocarem durante o banho ou deitadas na cama. E caso o câncer seja descoberto enfrentem isso de cabeça erguida, com fé e otimismo”, defendeu.

Também participaram deste momento a vice-prefeita Rosa Maria; a secretária Municipal de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a ginecologista e obstetra Drª Rubia Thomas de Aquino, que também falou sobre o câncer de mama; servidoras do Departamento de Assistência à Saúde. 

Mamografias

Durante a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama as Unidades de Saúde disponibilizarão o agendamento de mamografias para mulheres, a partir dos 40 anos, e distribuirão material informativo.

Doação de lenços

Também como parte da programação, neste ano está sendo realizada a Campanha de Doação de Lenços. As doações podem ser feitas nas unidades de saúde do município. Nesta iniciativa, a intenção é promover a valorização da autoestima das pessoas que passam pelo tratamento do câncer.

“Os lenços serão repassados para mulheres que perderam os cabelos com as sessões de quimioterapia. Por ser a primeira vez que a ação é feita no município não foi estipulada nenhuma meta. O objetivo maior é o gesto singelo de carinho às mulheres vítimas do câncer de mama”, explica Daiane de Farias, do Núcleo Técnico de Planejamento, Avaliação e Monitoramento (NUPAM).