Paraná

Semana do Coral começa com flashmob e apresentará 30 grupos

Foto: Divulgação/ANPr

Cerca de 30 corais e mil coralistas passarão pelo palco da Capela Santa Maria nesta semana, de terça-feira (20/6) a domingo (25/6), na 2ª Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba. O pontapé inicial será um flash mob com participação de diversos grupos corais. Eles se encontrarão na terça-feira (20/6), às 12h, em frente à Capela Santa Maria para a execução da obra Agnus Dei, da Missa Dilligite de Camargo Guarnieri, sob a regência de Mara Campos e participação do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba.

Fazem parte da programação da 2ª Semana de Canto Coral de Curitiba concertos diários, cursos de aperfeiçoamento e palestra com a direção artística da regente titular do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, Mara Campos.

A segunda edição do ciclo musical presta homenagem ao fundador e regente emérito da Camerata, Roberto de Regina, que neste ano comemora aniversário de 90 anos. Além de reger o concerto de abertura da Semana de Canto Coral, Roberto de Regina lança no sábado (24/6), às 16h, em uma tarde de autógrafos, seu livro Memórias de um Sargento de Malícias, Vida e Obra.

Os concertos acontecem todas as noites com a participação de diversas modalidades de corais, inclusive corais infantis, sociais e religiosos.

Oficinas

A 2ª Semana de Canto Coral terá uma programação de oficinas para regentes e educadores musicais, palestra e concertos dos grupos participantes.

Os cursos estão inseridos nos principais eixos do canto coral – regência, preparação vocal e didática. “Não queríamos que fosse uma vitrine, com apenas apresentações dos grupos. Por isso, propusemos oficinas para a troca de experiências e para trazer novas técnicas para enriquecer o encontro”, conta Mara.

O time de professores é formado por Lúcia Passos (Rio Grande do Sul) na oficina de técnica vocal; Reynaldo Puebla (Argentina) e Ana Abe (São Paulo) na didática de canto em cena; Mara Campos (São Paulo) na oficina de repertório e regência coral; e Enny Parejo (São Paulo), que orienta o curso de voz, som e movimento e faz a palestra O Canto e a Voz na Educação Musical.

Para as oficinas é necessário que os interessados façam inscrições na Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Sala da Produção), na Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As vagas estão limitadas para a participação de até 60 pessoas por curso. O custo para participar das oficinas é de R$ 30 cada uma.