Quatro Barras

Servidores da Educação se preparam para início do ano letivo

 

Abertura da Semana Pedagógicareuniu cerca de 500 profissionais da Educação. Prefeito anunciou melhorias para o quadro e para a infraestrutura escolar

            Professores, coordenadores, atendentes infantis, orientadores, supervisores, educadores, merendeiras, motoristas, auxiliares de serviços gerais e diretores das escolas municipais e Cmeis de Quatro Barras estão se preparando para o início de mais um ano letivo. Na última quarta-feira (1º) eles estiveram reunidos em um grande evento, que abriu as atividades da Semana Pedagógica.

            Um público composto por mais de 500 servidores, incluindo a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, acompanhou o evento que trouxe atrações culturais e as boas vindas ao grupo para a retomada das aulas, prevista para esta quarta-feira (8).

            A secretária de Educação, Adriana de Araújo Túlio, disse que o sentimento é de união, de agregar o grupo e de exercer esta vocação tão essencial para as crianças. "Quero agradecer a honrada missão desempenhada por cada um de vocês. Vamos trabalhar juntos para construir novos caminhos", disse ela.

            O prefeito Angelo Andreatta (Lara) também deu as boas vindas aos servidores e já anunciou melhorias para o quadro e para a infraestrutura das escolas. Lara disse que retornará com as gratificações aos servidores de forma isonômica. 

            O prefeito convidou a esposa e as duas filhas para sua fala, demonstrando que a Educação deve ser uma grande família. Lara disse que a analogia reforça este conceito de união, de família, em que as pessoas se respeitam e fazem o melhor umas pelas outras. "Vamos batalhar sempre pelo quadro porque sabemos a importância da missão de educar e ensinar", disse o prefeito.

            Na composição da mesa estiveram o padre Pedro Paulo e o pastor Francisco Kogima, que abriram o evento; o prefeito Angelo Andreatta; a primeira-dama Adriane Gomes Andreatta; o vice-prefeito Roberto Adamoski; o vereador Paulo Cesar de Lima Junior (Juninho), que representou a presidência da Câmara; a secretária de Educação, Adriana de Araújo Túlio; e a presidente da APP Metronorte, Ana Lúcia Zambão.

            O vereador André Luiz Barcia da Silva, como integrante da Comissão de Educação, disse que a Câmara quer, junto com o governo, estabelecer novas políticas públicas voltadas à educação. O vereador Sandro Eleno Andreatta (Leno) também enfatizou que a Educação deve ser vista como um investimento e, como diretor, destacou a importância dos profissionais neste processo. "Nós fazemos a escola", disse.

            O evento ainda contou com a presença dos secretários municipais e da equipe da Secretaria Municipal de Educação, que atuou diretamente na organização do evento.

 

Atrações
            Entre as atrações da noite estiveram a apresentação musical da servidora Jucele Andreatta;do coral "Turminha da Alegria",composto por crianças de Campina Grande do Sul;do repertório de MPB da cantora curitibana Karol Salih e a apresentação de Stand Up do comediante Emerson Ceará.

            A programação da Semana Pedagógica continua. Na última quinta e sexta-feira, houve distribuição de turmas e organização das salas nas escolas e Cmeis, e os primeiros planejamentos das aulas.

            Nesta segunda-feira (6), nos períodos da manhã e da tarde, funcionários dos Cmeis, professores, merendeiras, zeladoras, secretárias e servidores dos departamentos de transporte e manutenção acompanharam a palestra "A arte de ser leve", ministrada pelo professor Alvaro Loro. A programação encerra nesta terça-feira (7) com as palestras "Saúde-se!", ministrada pela especialista Carolina Bocchi Maia, e "Voz Saudável, Pessoas Conscientes", com Sheila Ortis.