RMC

Site aproxima consumidores e microempreendedores individuais de Araucária

(Foto: SMCS)

Por meio do site da Sala do Empreendedor (www.salasdoempreendedor.com.br), o morador de Araucária pode localizar e ter o contato de microempreendedores individuais (MEI) da cidade. Basta preencher o nome do município que o sistema localiza os MEIs cadastrados nas áreas de: alimento, automotivo, comércio, construção, estética e serviços. Desta forma, o morador de Araucária, ao contratar um produto ou serviço desses MEIs, pode incentivar esses negócios locais.

A lista de prestadores de serviço vai sendo ampliada conforme os MEIs entram em contato com a Sala do Empreendedor de Araucária para realizar o cadastro. O contato pode ocorrer por meio do site já citado ou pessoalmente no Espaço do Empreendedor (Rua Pedro Druscz, 111 – Térreo da Prefeitura).

MEI - Microempreendedor individual é aquele com negócio que fatura até R$ 60mil por ano e não tem participação em outra empresa como sócio ou titular. Entre as vantagens de ser MEI está poder ter registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que possibilita a abertura de conta em banco, a realização de empréstimos e a emissão de nota fiscal. O MEI é isento de impostos como o de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL e passa a contar com benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

Araucária conta com o Espaço do Empreendedor no Espaço Cidadão, que fica no térreo da Prefeitura. Na local, o MEI conta com apoio para formalização, apoio para concessão de alvarás, sobre obrigações e direitos, concessão de créditos, guias de impostos, entre outros. O espaço conta com um consultor do Sebrae que orienta sobre como vender, fluxo de caixa e outros assuntos de interesse. O horário de atendimento é o mesmo dos demais serviços oferecidos no Espaço Cidadão: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Há senha específica para este atendimento. Mais informações: (41)3614-1559.