RMC

UBS do Costeira será a 1ª a receber trabalhos do "Gestão Itinerante da Saúde" a partir de 28/01

(Foto: Freepik)

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), confirmou que a 1ª unidade básica de saúde (UBS) a participar do Projeto Gestão Itinerante da Saúde (GIS) será a UBS Costeira (UBS Alceu Valle Fernandes). De 28 de janeiro a 02 de fevereiro, a unidade receberá uma série de ações focadas em reorganizar os procedimentos internos e também oferecer à comunidade serviços e orientações específicas.

Os usuários vinculados à UBS do Costeira terão dois momentos importantes durante a semana de ações na unidade. A primeira será no dia 30/01 (quarta-feira), às 13h30, quando os usuários da unidade são convidados a participar de uma reunião no Espaço Esperança (Rua Miguel Soares Moreira, 113, Costeira - 3905-6031). Será um momento de os usuários e técnicos conversarem sobre temas importantes para a UBS local.

No sábado (02/02), das 8h às 17 horas, haverá mutirão de serviços para os usuários vinculados à UBS do Costeira. Segundo a SMSA, haverá consultas que possuem maior demanda (previamente agendadas), coleta de preventivos (previamente agendada), testes de glicemia e aferição da pressão arterial, roda de conversa feminina com psicóloga, oficina do bebê; atividades educativas com gestantes, idosos e outros grupos; avaliação de idosos para verificar quem precisa de mais atenção, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites virais) com orientações e distribuição de preservativos, avaliação odontológica, verificação da carteira de vacinação dos usuários, entre outros.

Conforme a necessidade avaliada em consulta médica, usuários da UBS do Costeira poderão ser encaminhados para atendimentos em serviços de especialidades do município, exames no Hospital Municipal de Araucária ou exames contratados de terceiros. Outras secretarias municipais deverão dar suporte às ações.

Reorganização - Ao longo da semana de visita à unidade básica, a SMSA levará ao local parte do seu quadro técnico (incluindo da área administrativa, recursos humanos, infraestrutura e da Central de Regulação). Cada um desses profissionais, dentro da sua área de atuação, verificará como pode melhorar os processos na unidade. Haverá também encontro com os profissionais da unidade para tratar de demandas específicas. É preciso destacar que o GIS ocorrerá de maneira a não prejudicar os atendimentos agendados na unidade.