Quatro Barras

Unidades de Saúde promovem Campanha de Vacinação contra o HPV

Abertas no sábado, unidades também realizaram coleta de exames preventivos


Todas as Unidades Básicas de Saúde de Quatro Barras estiveram abertas no último sábado (5) para duas campanhas de saúde: a Vacinação contra o HPV e a Coleta de Preventivos. O atendimento foi realizado em todas as unidades do município, na área urbana e rural, onde mais de cem vacinas foram aplicadas e cerca de cem mulheres atendidas com a coleta do exame preventivo.

O secretário de Saúde, Leonardo Presa, esteve nas unidades acompanhando a vacinação. "Nosso objetivo é garantir que a população tenha acesso ao atendimento, por isso a mobilização em todas as unidades no fim de semana. Com as campanhas, estamos investindo na prevenção", disse o secretário.

Segundo ele, todos os serviços ofertados no sábado continuam sendo oferecidos normalmente durante a semana, ou seja, as campanhas continuam permanentemente nas unidades.
 

Importância da prevenção

A vacina contra o HPV é aplicada em meninas entre os 9 e 14 anos, e meninos dos 11 aos 14 anos, e é importante para a prevenção de doenças como o câncer de colo de útero e câncer de pênis, e para a prevenção de verrugas genitais.

Já a coleta do exame preventivo tem como público alvo mulheres entre os 25 e 64 anos, ou sexualmente ativas, e permite o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de colo uterino, o HPV, entre outras. Previna-se! Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone: (41) 3671-8870.