Paraná

Usina no Paraná é a primeira da nova unidade de negócios de energia, diz José Maurício Caldeira, da Asperbras

(Foto: Divulgação)

                     

Acaba de entrar em funcionamento a Usina Termelétrica de Biomassa de Guarapuava. A usina no Paraná é a primeira da nova unidade de negócios de energia, diz José Maurício Caldeira, da Asperbras.

A usina inaugurada pelo Grupo Asperbras, e já homologada pena Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem capacidade de geração de 12,5 MW/hora, que já estão integrados ao sistema. A unidade funciona a partir da queima de pinus e eucaliptos, que são comprados pela empresa em toras e picotados internamente no formato de cavaco, usados como lenha na caldeira, que movimenta os geradores.

O início de atividades de geração ocorreu após 18 meses de trabalho, que incluiu a aquisição, reforma e ampliação da usina, que encontrava-se desativada. O investimento totalizou R$ 36,5 milhões e responde pela criação de 32 empregos diretos e cerca de 250 indiretos.

“A produção de energia limpa está muito relacionada com os demais negócios do Grupo Asperbras, que sempre busca a sustentabilidade nos diversos setores onde atua”, afirma José Maurício Caldeira, acionista do grupo e integrante de seu conselho de administração.

A produção de energia elétrica em Guarapuava é vendida ao mercado e compensa o consumo energético de da GreenPlac, indústria de produção de MDF do Grupo Asperbras na cidade de Água Clara (MS).

A Asperbras Energia já programa um segundo investimento. A empresa adquiriu maquinário semelhante ao usado em Guarapuava para construir uma segunda usina termelétrica, de mesma capacidade. Uma das áreas em estudo para implantação também fica na cidade de Água Clara e poderá estar concluída em 2021.

Grupo Asperbras

O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros.

Hoje, a Asperbras é reconhecida não apenas por suas indústrias de tubos, conexões de PVC e Rotomoldagem, mas também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo Asperbras mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de cinco mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.

Desde sua fundação a Asperbras exercita uma de suas mais importantes vocações, que é a de cuidar das pessoas. E tem sido assim por décadas através de programas de grande qualidade como a Fundação Nelly Jorge Colnaghi voltada para o desenvolvimento social e educacional infantil. Atualmente são atendidas 240 crianças de quatro meses a cinco anos de idade, em período integral, com alimentação, aulas de alfabetização, balé, inglês e judô. Não apenas os alunos, mas toda a família tem acesso a atendimento odontológico, fisioterápico, assistência social e assistência psicológica.

O Grupo Asperbras também apoia o Hospital de Câncer de Barretos, que é referência internacional no tratamento da doença com a aquisição de novos e modernos equipamentos, medicamentos e parcerias na realização de eventos que mantém o importante centro médico. Os negócios atuais do Grupo Asperbras são: GreenPlac – Asperbras Energia – Bonolat – Asperbras Tubos e Conexões – Asperbras Rotomoldagem – Empreendimentos Imobiliários – Concessionária VW Angola – Agronegócio – Empreendimentos sem Fronteiras – Programa de Mobilidade Escolar em Angola – Tecnologia Industrial e Construção.