Quatro Barras

Voley Câmbio Quatro Barras se prepara para competições

A quadra e a bola são as mesmas, mas as regras são especiais (Foto: PMQB)

O voleibol para a melhor idade começa a formar equipes para as competições do ano que vem. A ideia é treinar pelo menos duas equipes, uma masculina e outra feminina para inscrever nos campeonatos paranaenses da modalidade.

A modalidade de Voley Câmbio foi pensada para atender os atletas maiores de 60 anos. A quadra e a bola são as mesmas, mas as regras são especiais. A rede é colocada a 2,24m de altura para equipes femininas e a 2,43 para masculinas.

O jogo acontece em dois tempos de 15 minutos, não importa o número de pontos. O número de atletas em quadra é superior ao tradicional (6), são nove (9) titulares e três (3) reservas.O posicionamento em quadra e o rodízio também são diferentes.

As posições:

1 fica no lado direito ao fundo da quadra;

2 no meio fundo da quadra;

3 lado esquerdo ao fundo;

4 lado esquerdo atrás da linhas dos 3 metros;

5 lado esquerdo da quadra próximo da rede;

6 centro de rede;

7 lado direito da quadra próximo à rede;

8 centro de quadra;

9 lado direito da quadra, atrás da linhas dos 3 metros.

O rodízio é mais dinâmico que o voleibol tradicional, acontece cada vez que o atleta da posição 8 arremessar a bola e gritar Câmbio. Nesse momento todos os jogadores mudam de posição.

O saque consiste em arremessar a bola por cima da rede, respeitando a linha dos três metros, não podendo o jogador saltar ou queimar. Os jogadores, ao saltar, devem manter pelo menos um dos pés sempre em contato com o chão.

Outro diferencial é a recepção que acontece com a bola presa com no mínimo dois passes e máximo três. O arremesso para quadra adversária deve ser obrigatoriamente feito pelo jogador da posição 8, que ocupa o centro da quadra. Não existe limites de toques para a recepção da bola, são permitidos quantos toques forem necessários para o domínio da bola.

Não é permitido tocar, receber ou dominar a bola com os pés. E, a bola será revertida à equipe adversária quando for arremessada para fora da linha da meia quadra, ou não ultrapassar a rede.

A contagem dos pontos se dá sempre quando um jogador deixar a bola cair, ou o número de passes forem incorretos, e quando o rodízio for feito errado. Também conta ponto quando não for respeitada a posição de arremesso, ou quando a bola não ultrapassar a rede, ou ainda quando a bola sair das linhas de marcação da quadra. Será contabilizado ponto quando o jogador da posição 8 queimar ou ultrapassar a linha dos três metros.

Os interessados em participar dos jogos podem se inscrever pelo tel: 3671880- ramal 7823.