Geral

Wi-Fi garante estabilidade em vistorias de veículos no Detran

As vistorias veiculares feitas de forma digital em todas as unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) agora são feitas usando rede de internet sem fio. O Governo do Estado investiu R$ 300 mil na compra e instalação de 150 antenas internas, 10 externas e ainda dois controladores de sinal para garantir uma conexão mais rápida, estável e segura.

“Antes as vistorias eram feitas usando internet móvel, nas redes 3G e 4G. Em algumas regiões isso gerava quedas de sinal e instabilidade no serviço. Com a rede fixa e sem fio, solucionaremos estes problemas e teremos ainda mais agilidade no atendimento ao cidadão”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

INICIATIVA - O projeto para a instalação do sistema Wi-Fi foi desenvolvido pela coordenadoria da Gestão da Informação do Detran, com apoio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e já traz bons resultados.

“Melhorou bastante a estabilidade na conexão da internet e não temos mais o problema de cair o sinal, ou ficar lento o serviço. Uma vistoria no Detran hoje não leva mais do que cinco minutos”, diz o servidor Erick Anastácio Nehring, que trabalha há nove anos no Detran em Maringá e atua na vistoria há quatro anos.

“Desde que a vistoria digital foi implantada o nosso trabalho tem sido muito mais produtivo. O aplicativo nos traz diversas funções com passo a passo, inclusão de fotos e histórico do veículo, por exemplo”, destaca o vistoriador na Ciretran de Guarapuava, Pietro Nunes Lozove. 

RETROSPECTIVA – O Detran começou os testes do aplicativo de vistoria digital em 2015 e implantou o serviço em todas as unidades a partir de 2016. No ano passado foram feitas 1.442.042 vistorias que, por serem arquivadas online, permitem ao Detran fazer auditoria nos processos e acompanhar em tempo real o atendimento aos usuários. 

PRÊMIO - O sistema paranaense foi o grande vencedor da 14ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2016) - promovido anualmente pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), que tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, modernizem a gestão pública em benefício da população. 

VISTORIA AGENDADA - O Detran Paraná já testa, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, um projeto piloto que permite a agenda prévia das vistorias veiculares - obrigatórias no primeiro emplacamento, troca de município ou transferência do veículo. Com a mudança, os usuários poderão escolher a data e o horário para fazer o serviço, sem filas ou deslocamentos desnecessários.